Topo

Raniele decide, e Avaí bate América-MG na reestreia na elite do Brasileirão

10/04/2022 20h57

O Avaí estreou com vitória no retorno à Série A do Brasileirão. Neste domingo (10), o clube catarinense bateu o América-MG por 1 a 0, com gol de Raniele, na Ressacada. Os anfitriões jogaram praticamente o segundo tempo todo com um jogador a mais, após expulsão do lateral-esquerdo Marlon.

O jogo, em si, foi morno. O primeiro tempo foi bem travado, com os dois clubes acertando apenas uma finalização no gol. Com um jogador a mais durante o segundo tempo, o Avaí controlou melhor a partida e abriu o placar. Os donos da casa conseguiram anular bem o Coelho para confirmar os três pontos.

O Avaí tem como próximo desafio o Corinthians, no sábado (16), às 19h, fora de casa. O Coelho entra em campo pelo Brasileirão novamente no mesmo dia (16) e horário (19h) para enfrentar o Juventude, em casa. Antes, na quarta (13), o América mede forças com o Atlético-MG pela Libertadores.

Quem foi bem: Morato

O atacante foi o mais perigoso do trio catarinense na partida. Sempre se movimentando e buscando finalizar, também exerceu bom papel recompondo a marcação pela lateral do campo. Raniele, autor do gol, também teve boa atuação.

Quem foi mal: Marlon

O lateral americano não consegue repetir as boas atuações da última temporada. Durante o ano de 2022, não consegue ser a válvula de escape e ajudar na criação, além de sofrer no momento defensivo do jogo. O jogador foi expulso após fazer falta em Morato, aos 44 do primeiro tempo, o que deixou o América com bastante dificuldade na partida.

Jogo do Avaí: nova cara e eficiência

O Avaí passou a ter uma postura mais propositiva sob o comando de Eduardo Barroca. A equipe controlou o jogo durante o primeiro tempo, mas falhou no último passe, o que dificultou nas finalizações - apenas uma no gol. No segundo tempo, com um a mais, as chances apareceram com mais naturalidade. O Avaí dominou a partida e construiu a vitória.

Jogo do América-MG: sem efetividade

O clube mineiro não conseguiu desenvolver seu jogo na Ressacada, uma vez que o ataque sempre esbarrava na defesa adversária. Após a expulsão, o time se fechou e apostou nas transições para incomodar, mas também não conseguiu ter sucesso em sua proposta.

Cronologia

O primeiro tempo do jogo foi morno. Nenhuma das equipes teve chance clara de gol ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos de partida. O Avaí tinha mais a bola, mas apresentou dificuldades no último passe para criar boa chance. O América apostava nos contra-ataques, mas falhava nas finalizações.

Aos 44 do primeiro tempo, o lateral esquerdo Marlon fez falta em Morato, na entrada da área. Após intervenção do VAR, o jogador foi expulso. Na cobrança de falta, Copete acertou o alvo e Jailson jogou a bola para escanteio.

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. Patric desperdiçou boa chance, de cabeça, dentro da área. Na sequência, Copete, também de cabeça, perdeu chance para o Avaí. Após boa jogada, Raniele bateu forte da entrada da área e abriu o placar.

Com um jogador a mais, o Avaí passou a controlar com mais tranquilidade o jogo. O clube esteve mais próximo do gol que o adversário. Muriqui e Copete perderam chances para ampliar o placar de dentro da área. Matheusinho, que entrou aos 34 minutos do segundo tempo, fez dura falta em Bruno Cortes e foi expulso, aos 49 minutos.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1 x 0 AMÉRICA-MG

Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data e horário: 10 de abril de 2022 (domingo), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões Amarelos: Bissoli, Dentinho (AVA); Pedrinho, Iago Maidana, Matheusinho (AME)
Cartão Vermelho: Marlon, Matheusinho (AME)
Gol: Raniele 6'/2ºT (AVA);

AVAÍ: Douglas Friedrich; Kevin, Bressan, Arthur Chaves, Bruno Cortez; Raniele (Jean Cleber), Bruno Silva, Vinicius Leite (Eduardo); Muriqui (Bissoli), Copete (Dentinho), Morato. Técnico: Eduardo Barroca.

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Iago Maidana, Conti, Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho, Alê (Matheusinho); Pedrinho (João Paulo), Paulinho (Felipe Azevedo) e Everaldo (Carlos Alberto). Técnico: Marquinhos Santos.