Fabián Bustos iniciou sua trajetória como treinador do Santos há pouco mais de um mês. Neste período, o Peixe mais uma vez lutou contra o rebaixamento no Paulistão e escapou nos pênaltis da eliminação na Copa do Brasil para o Fluminense-PI. Nesta semana, o time deixou uma impressão ruim em suas estreias na Sul-Americana (derrota por 1 a 0 para o Banfield) e no Brasileirão (empate por 0 a 0 com o Fluminense). Mesmo com reforços, a equipe parece demorar para deslanchar.
Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros fizeram um balanço do trabalho do treinador até aqui. Para os comentaristas, o Santos já deveria dar alguns sinais de reação pelo tempo em que Bustos está à frente da equipe.
"Em relação ao trabalho do Fabián Bustos, a falta de elenco não é desculpa. O treinador tem que tirar o máximo deles, maximizando as virtudes e tentando minimizar os defeitos. Ele fez uma coisa boa hoje [ontem]: tornou o time mais compacto e mais seguro na marcação. Mas o Santos vai virar um time retrancado?", questionou Barros.
Com a eliminação do Santos ainda na primeira fase do Paulistão, Bustos teve cerca de duas semanas para preparar o elenco para as disputas do Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil. Neste período, também houve a contratação de alguns reforços (como Maicon, Jhojan Julio e Rodrigo Fernández, por exemplo).
Para Barros, com este período de treinos, o Santos já deveria mostrar alguma evolução em campo. "Futebol tem que ter equilíbrio, mas não esse equilíbrio de 0 a 0 no placar, com sufoco e tomando bola na trave no segundo tempo. Ele precisa começar a ser cobrado, sim. Já tem um tempo. Ficou 16 dias conhecendo os jogadores, recuperando os lesionados. O time não foi bem hoje [ontem]. Ganhou um ponto", disse.
Brino concorda. "Ele teve um período longo de treino e já teve tempo para conhecer o elenco, mesmo que esses reforços tenham chegado há menos tempo do que ele gostaria. O grupo antigo, que ele já tinha em mãos assim que chegou, teve muito mais tempo de treino do que alguns treinadores que já passaram pelo Santos", comentou.
A jornalista destacou que Bustos ainda não conseguiu corrigir uma falha da equipe apontada por ele mesmo logo após assumir o cargo. "Foram duas semanas livres para ele conhecer, encaixar e testar. Isso me preocupa um pouco. Na entrevista de apresentação, ele disse que faltava intensidade ao Santos, e não vejo essa intensidade até agora. Mas vamos esperar um pouco. É a primeira rodada do Brasileirão", finalizou.
Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na quarta-feira (13), logo após a partida contra a Universidad Católica-EQU pela Copa Sul-Americana. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.