Corinthians tem 1º tempo dos sonhos, bate o Botafogo no Rio e alivia crise
Nem mesmo o mais otimista dos corintianos esperava uma estreia tão boa no Campeonato Brasileiro. Fora de casa e com o estádio Nilton Santos lotado, o Corinthians não tomou conhecimento do Botafogo, abriu três gols de vantagem no primeiro tempo com uma atuação de gala do meia Willian e venceu por 3 a 1, com gols de Paulinho, Gustavo Mantuan e Lucas Piton, enquanto Diego Gonçalves descontou para o Fogão. De quebra, o Timão espantou a crise que rondava o Parque São Jorge.
O Corinthians teve um início arrasador na partida e não deu chances para o Botafogo nos primeiros 45 minutos de jogo. Com a larga vantagem, o técnico Vítor Pereira se deu ao luxo de tirar Paulinho e Willian — dois de seus melhores jogadores na partida — e passou a ter uma formação mais defensiva. Na etapa final, o Botafogo dominou as ações da partida, chegou a descontar, mas nada suficiente para evitar a derrota em casa na estreia do Brasileirão.
O melhor: Willian inspirado no Rio
Desfilou bom futebol no Nilton Santos com arrancadas inteligentes pelo lado esquerdo, boa visão de jogo e facilidade para passar pelos adversários. Foi coroado com duas assistências, uma para o volante Paulinho e outra para o lateral Lucas Piton. Foi substituído no intervalo para se poupar de olho no jogo do meio da semana pela Copa Libertadores.
O pior: Piazon, perdido em campo
O meia do Botafogo simplesmente não se encontrou na partida. Frágil na marcação, pegou pouco na bola e, quando a teve, não encontrou passes que ajudassem na criação de boas jogadas. Saiu no intervalo para a entrada de Diego Gonçalves, que ajudou a mudar a dinâmica no meio-campo e ainda marcou o primeiro gol do Fogão.
Transição rápida e Paulinho como elemento surpresa
A partida no Nilton Santos começou disputada, com o Botafogo tentando organizar o jogo pelo meio de campo e o Corinthians apostando na intensidade de seus pontas e foi exatamente desta forma que o Timão abriu o placar. O volante Maycon recebeu a bola ainda no campo de defesa, tocou em profundidade para Willian, que passou pela defesa adversária e tocou para trás achando o volante Paulinho infiltrando na área e marcando o gol.
Corinthians marca o segundo e VAR valida o gol
Pouco depois do primeiro gol, o Corinthians encontrou o segundo em jogada de escanteio. Maycon cobrou na cabeça de João Victor, que jogou a bola para o alto. O atacante Róger Guedes ganhou do zagueiro botafoguense no rebote e encontrou Gustavo Mantuan livre na pequena área para marcar o segundo. O VAR analisou um possível impedimento de Guedes na jogada, mas não encontrou infração no lance.
Piton fecha a conta de um 1º tempo quase perfeito do Timão
Em jogada muito parecida com a do primeiro gol, o camisa 10 Willian tabelou com Lucas Piton pelo lado esquerdo e foi até a linha de fundo. O meia cruzou rasteiro, e o lateral teve tempo para dominar a bola entre dois marcadores e chutar cruzado, sem chances de gol para Gatito Fernández.
Vítor Pereira mexe no Corinthians, e Botafogo se lança ao ataque
Com três gols de vantagem, o técnico Vítor Pereira tirou Paulinho e Willian no intervalo para preservá-los de olho na Copa Libertadores, enquanto o Fogão fez três mudanças e se lançou ao ataque. O panorama da partida mudou, com o Corinthians muito mais atento aos contra-ataques e o Fogão jogando no campo de defesa do adversário.
Garoto da base estreia no Corinthians
Formado nas categorias de base do Corinthians, o atacante Giovane, de apenas 18 anos, treinou durante a semana com o time profissional no CT Joaquim Grava, foi relacionado pela primeira vez e fez sua estreia ao substituir Róger Guedes no segundo tempo. O garoto quase marcou um gol, mas parou nas mãos de Gatito.
Pênalti e Botafogo novamente no jogo
Postado ofensivamente, o Botafogo conseguiu um pênalti na metade do segundo tempo. Em bola disputada na área, o garoto Matheus Nascimento recebeu de costas para o gol, protegeu o lance e viu o lance Roni acertar uma bica em seu tornozelo esquerdo. O árbitro marcou a infração, porém não deu o segundo amarelo para o corintiano. Na cobrança, Diego Gonçalves deslocou Cássio e recolocou o Fogão na partida.
Atuação do Botafogo: Faltou intensidade
O Glorioso entrou em campo mostrando estar bem aplicado taticamente dentro de campo. No entanto, o time pecou demais na falta de intensidade e, com uma marcação frouxa, permitiu que o Corinthians levasse muito perigo.
No segundo tempo, as entradas de Diego Gonçalves, Matheus Nascimento e Hugo deixaram o time mais ligado. Com isso, o Bota conseguiu ameaçar Cássio e descontar o placar.
Atuação do Corinthians: qualidade e inteligência
O Corinthians, enfim, conseguiu colocar em prática o modelo de jogo pedido pelo seu treinador. Fez bem a marcação-pressão, a transição rápida e foi veloz pelas beiradas do campo. No segundo tempo, poupou energias, deu a bola para o Botafogo e, apesar do gol sofrido, apenas administrou a vantagem.
Festa no Nilton Santos
Embora estivesse em desvantagem e enfrentando enorme dificuldade para furar a defesa do Corinthians, a torcida do Botafogo fez uma bonita festa no Nilton Santos na partida que marcou o retorno do Fogão à Série A do Brasileirão após ausência no ano passado. A Fiel também fez sua parte e, em diversos momentos, mesmo em minoria, se fez ouvir no estádio.
Xô, crise!
O Corinthians acabou com uma sequência de três partidas sem vitória na temporada e afastou a crise que rondava o Parque São Jorge. Vale ressaltar que ao longo da última semana, torcedores da Gaviões da Fiel tiveram a entrada permitida no CT Joaquim Grava para cobrar satisfações do elenco. Nas redes sociais, Cássio, Paulinho, Willian, Gil, o presidente Duilio Monteiro Alves e também seus familiares foram ameaçados.
Próximos jogos
O Botafogo tem a semana livre para se recuperar da derrota em casa. No próximo domingo (17), o clube da Estrela Solitária visita o Ceará, no Castelão, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O Corinthians entra em campo na próxima quarta (13), às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Deportivo Cali pela fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo acontece na Neo Química Arena.
Ficha Técnica
Botafogo 1x3 Corinthians
Data: 10/04/2022
Local: estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (BRA)
Hora: 16h (de Brasília)
Cartões amarelos: Kanu (Botafogo); João Pedro, Roni, Luís Miguel (assistente), Raul Gustavo e João Victor (Corinthians)
Cartões vermelhos: -
Gols: Paulinho, aos 16' do 1º do tempo (0-1); Gustavo Mantuan, aos 26' do 1º tempo (0-2). Lucas Piton, aos 43' do 1º tempo (0-3); Diego Gonçalves, aos 20' do 2º tempo (1-3)
Botafogo: Gatito Fernández; Saravia (Daniel Borges), Philipe Sampaio, Kanu e Jonathan Silva (Hugo); Luís Oyama (Romildo), Patrick de Paula, Lucas Piazon (Diego Gonçalves), Chay e Victor Sá; Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Betinho
Corinthians: Cássio; João Pedro, João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Maycon (Giuliano) e Paulinho (Roni); Gustavo Mantuan (Gustavo Mosquito), Willian (Adson) e Róger Guedes (Giovane). Técnico: Vítor Pereira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.