Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Agressor de auxiliar tem que ser banido do futebol'

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 16h55

O fim de semana no futebol brasileiro ficou marcado pela agressão sofrida pela bandeirinha Marcielly Netto. No domingo (10), Rafael Soriano, agora ex-treinador da Desportiva Ferroviária, deu uma cabeçada na auxiliar no intervalo da partida contra o Nova Venécia, pelo Campeonato Capixaba.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes condenaram a atitude de Soriano e cobraram uma punição rigorosa ao agressor.

"Ele foi suspenso temporariamente. Esportivamente falando, já que foi uma cabeçada dentro do campo, ele tinha que ser banido do futebol. Judicialmente e criminalmente, que responda o que for no máximo da lei. É inacreditável. Se ele não for banido do futebol por isso, eu desisto", indignou-se Vitão.

Lavieri também se revoltou ao ver a cena da agressão. "Nem consigo acreditar que alguém tome uma atitude daquelas. É de um mau-caratismo, uma falta de educação, de respeito... Covardia é a melhor palavra. É surreal e inaceitável que vejamos uma cena desse tipo nesse momento em que as mulheres lutam para ter espaço no futebol e no esporte. Faltam palavras para lamentar uma atitude dessa", disse o colunista do UOL.

Em entrevista ao UOL Esporte, Marcielly contou que Soriano, antes de agredi-la com uma cabeçada, já havia lhe dado um tapa na mão enquanto pedia calma ao ex-treinador da Desportiva Ferroviária. Ele havia cobrado a arbitragem por encerrar o primeiro tempo da partida antes de sua equipe cobrar um escanteio.

Vitão também se revoltou com a atitude de Soriano após a agressão, ao dizer que a bandeirinha "queria se aproveitar da situação". "Ele sai dando entrevista dizendo que vai até a delegacia e ela tem que provar que apanhou. É tão surreal e nonsense! Ele acabou de dar uma cabeçada e todo mundo viu! E ainda diz que ela está querendo se aproveitar por ser mulher. É de uma vergonha e um absurdo!", opinou o colunista do UOL.

Outra cena que chamou a atenção de Vitão foi o fato de ninguém em campo ter esboçado alguma reação ao ex-treinador após a agressão. "Estamos vivendo em uma estupidez mundial. Violências contra a mulher sempre foram comuns em ambientes domésticos, o que é um absurdo. Isso está tão normalizado e as pessoas perderam a vergonha de ser imbecis, machistas e racistas que isso é visto em um campo, com várias testemunhas, e não acontece nada. Ninguém o chama de lado, dá uma bronca. Zero", disse. "A imagem é muito clara. Não precisa de investigação. Ele fez tudo isso por causa de um escanteio. É a normalização do absurdo", completou Lavieri.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (13), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.