Topo

Internacional

Como Alan Patrick pode se encaixar no Inter de Cacique Medina

Alan Patrick foi anunciado como reforço do Inter e assinou por três anos - Divulgação/Inter
Alan Patrick foi anunciado como reforço do Inter e assinou por três anos Imagem: Divulgação/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/04/2022 04h00

Alan Patrick foi anunciado, ontem (12), como reforço do Inter. O meia de 30 anos assinou contrato de três temporadas com o Colorado e chega para agregar qualidade ao time de Alexander Medina. Sua utilização pode mudar, inclusive, o posicionamento de colegas de time.

Os números dele são muito bons. Nesta temporada foram 20 jogos, com seis assistências e quatro gols pelo Shakhtar Donetsk (UCR). Ou seja, o armador teve uma participação em gol a cada duas partidas. Foram cinco temporadas completas no clube ucraniano, do qual saiu em razão do conflito com a Rússia que paralisou atividades no país.

Na meia, com Taison na frente ou na ponta

Uma ideia inicial para Alan Patrick é atuar em sua posição original, como meia. Assim, o jogador estaria atrás do homem mais próximo do gol adversário.

Em seus testes feitos até agora no time, Cacique Medina percebeu que o Inter rende melhor com um atacante móvel. Desta forma, Taison poderia ser adiantado para atuar como centroavante, auxiliado por Alan Patrick. David, que se recupera de lesão, foi quem melhor conseguiu atuar como comandante de frente.

Outra alternativa é deslocar Taison para o lado esquerdo, algo que já aconteceu neste ano com Edenilson como meia. Mas o flanco canhoto também ganhou novas opções com De Pena e Pedro Henrique.

Como segundo volante

Outra opção imaginada para Alan Patrick é atuar com segundo volante, trabalhando principalmente na saída de bola. Era assim que ele estava jogando recentemente pelo Shakhtar, com o campo aberto à sua frente para dar sequência às jogadas.

Neste cenário, o candidato a deixar o time é Liziero. Edenilson também ganha concorrência e pode ser sacado do 11 ideal com a entrada de Alan Patrick.

Chance menor na ponta

Ainda que também possa atuar como ponta, tal possibilidade é remota. Sem a velocidade como arma, Alan Patrick seria um jogador de lado diferente, trabalhando mais como meia aberto do que propriamente para dar amplitude ou chegada na área.

O atleta está no Brasil desde o fim de fevereiro. Antes, foi submetido a uma cirurgia em razão de uma hérnia abdominal. O procedimento ocorreu na Alemanha.

O Inter comprou os direitos do atleta por aproximadamente 2 milhões de euros (R$ 10,1 milhões na cotação atual), além do abatimento de valores pendentes da venda de Vinicius Tobias ao Shakhtar.

Internacional