Em seus dois jogos disputados pela Libertadores, o Palmeiras utilizou formações alternativas. Mesmo com um time mesclado de reservas e titulares, o Verdão obteve duas goleadas: 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira e 8 a 1 em cima do Independiente Petrolero. Com uma chave considerada fácil no torneio continental, o clube alviverde concentra suas forças no Brasileirão - logo na estreia, porém, perdeu em casa para o Ceará por 3 a 2.
Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri debateram sobre a estratégia do Palmeiras em poupar alguns de seus titulares na Libertadores e encarar o Brasileirão com força total, algo contrário ao que foi visto em anos anteriores em outros clubes brasileiros.
"O Palmeiras deixou bem claro que a prioridade nesse início de ano é o Brasileirão. Jogou com o time B contra o Deportivo Táchira e o Independiente Petrolero. Provavelmente, jogará com os titulares no sábado contra o Goiás (18), assim como fez contra o Ceará", disse Lavieri, referindo-se ao duelo pela segunda rodada do Brasileirão - a partida começa às 16h30 (horário de Brasília), com acompanhamento minuto a minuto do Placar UOL.
Para Klein, a ideia do Palmeiras se concentra em evitar um grande desgaste dos jogadores, por isso a decisão de poupar alguns deles independentemente da competição. "Não consigo cravar que seja uma priorização do Brasileiro. A sensação é de que a equipe técnica do Abel Ferreira abriu uma planilha do Excel para conseguir gerenciar esses jogadores para sobreviver ao calendário e a essa intensidade que o time vai enfrentar até o fim do ano", observou.
Lavieri ressaltou que o plano alviverde difere daquele utilizado pelos clubes brasileiros, que veem a Libertadores em primeiro plano desde o começo da disputa. "É uma coisa curiosa. Nós nos acostumamos a ver o Palmeiras priorizar a Libertadores por muito tempo. Não sei se agora, por conta do bicampeonato ou porque o Abel viu os times e os achou muito fracos, resolveu entrar com o time B", comentou o colunista do UOL.
O rodízio pode durar até após a fase de grupos, como salientou Klein. "O Palmeiras tem uma logística muito difícil nessa fase de grupos da Libertadores, mas adversários frágeis. O que se faz? Segura o time titular para jogar em casa e no início do Brasileiro e leva força total na Libertadores no mata-mata e, ainda assim, dependendo de quem pegar nesse mata-mata. Mais do que priorizar o Brasileiro, o Abel está fazendo conta com as limitações que sabe haver no elenco", frisou.
A colunista do UOL mostrou que o time ainda sente carências na reposição de algumas posições e, por isso, precisa poupar com sabedoria. "O Palmeiras tem dificuldade em algumas posições. Na hora em que não pode contar com seus titulares, há uma queda de rendimento grande. O Abel está olhando para isso e vendo onde dá para fazer resultado sem gastar todos os recursos, economizando talento. Onde ele poupou, fez 12 gols e sofreu um. Onde entrou com o time titular, o Palmeiras teve um apagão e perdeu por 3 a 2 em casa", finalizou.
Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no sábado (16), logo após a partida contra o Goiás pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.