Topo

Fortaleza

Fortaleza é dominado, perde para o River e se complica na Libertadores

Enzo Fernández, do River Plate, comemora seu gol na partida contra o Fortaleza, pela Libertadores - Fotobairesarg/Fotobairesarg/AGIF
Enzo Fernández, do River Plate, comemora seu gol na partida contra o Fortaleza, pela Libertadores Imagem: Fotobairesarg/Fotobairesarg/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2022 22h52

O Fortaleza não conseguiu segurar a pressão do River Plate, na noite de hoje (13), no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG), e foi derrotado por 2 a 0 no jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Os gols dos donos da casa foram marcados por Enzo Fernández e De La Cruz.

Com a derrota, o Leão do Pici continua sem pontuar na competição continental e vive situação complicada no Grupo F, no qual River e Colo-Colo-CHI venceram as duas partidas, e o Alianza Lima-PER foi derrotado em ambas. O Fortaleza, porém, ocupa a lanterna neste momento por ter saldo de gols pior do que o dos peruanos.

Agora, o time comandado por Vojvoda volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo (17), às 18h, o Fortaleza enfrenta o Internacional, no Beira-Rio. Pela Libertadores, o Leão do Pici volta a campo daqui duas semanas, na quarta-feira (27), às 21h, quando recebe o Alianza Lima-PER no Castelão.

O melhor: De La Cruz

O atacante uruguaio participou dos dois gols do River Plate. No primeiro, aproveitou o erro de Yago Pikachu e roubou a bola na origem da jogada que foi concluída com boa finalização de Enzo Fernández. No segundo, esbanjou categoria para bater de primeira de fora da área e ampliou para os argentinos.

O pior: Yago Pikachu

Vacilou ao perder a bola na defesa no lance que resultou no primeiro gol do River Plate na partida. O Fortaleza havia iniciado bem o jogo, mas passou a ser dominado pelos donos da casa depois de sair atrás do placar. O ala-direito teve boa chance em finalização de fora da área no primeiro tempo, mas parou em boa defesa de Armani.

Cronologia do jogo

Apesar de estar fora de casa, o Fortaleza começou a partida no campo de ataque e tentando se impor, mas uma falha dupla da defesa, de Yago Pikachu e Juninho Capixaba, fez o River abrir o placar antes dos 10 minutos e passar a dominar o duelo. O gol foi marcado por Enzo Fernández, em finalização da entrada da área. Pouco tempo depois, os argentinos quase ampliaram, mas Matías Suárez teve gol anulado por impedimento.

O segundo gol dos donos da casa veio aos 33 minutos do primeiro tempo, quando De La Cruz, livre de marcação, acertou bela finalização de fora da área após a defesa do Fortaleza afastar uma cobrança de escanteio.

Atuação do Fortaleza

O Fortaleza iniciou a partida com intensidade na marcação e boas chances nos primeiros minutos. Depois de sair atrás no placar, a equipe deu liberdade para o River e só conseguiu levar perigo em finalização de fora da área de Yago Pikachu no primeiro tempo. Na etapa final, sofreu para segurar o ímpeto dos donos da casa, que empilharam oportunidades de gol.

Atuação do River Plate

Os argentinos se aproveitaram de falhas individuais do Fortaleza para abrir o placar, mas depois disso foram dominantes, controlaram a partida e poderiam ter vencido por mais. A equipe de Marcelo Gallardo manteve a tradicional postura ofensiva e, com a vantagem no placar, administrou a vitória com posse de bola e chances criadas.

Fortaleza inicia ligado, mas é castigado após perder chances

Antes dos 2 minutos de jogo, o Fortaleza conseguiu encaixar um ataque que poderia ter mudado a história do jogo. Juninho Capixaba ganhou na velocidade, foi à linha de fundo e cruzou para Renato Kayzer, que desperdiçou a oportunidade com o gol aberto. Minutos depois, Moisés conseguiu se livrar da marcação, mas bateu em cima do goleiro Armani. O Leão iniciou a partida com boas chances, mas o River abriu o placar justo na primeira chegada, com Enzo Fernández, após falhas de Yago Picachu e Juninho Capixaba.

Vitória inédita para Gallardo

Pela primeira vez desde que assumiu o comando do River Plate, em 2014, o técnico Marcelo Gallardo venceu uma equipe brasileira pela Libertadores no Monumental de Nuñez. Até a vitória nesta noite, o treinador havia dirigido o clube argentino contra brasileiros em oito oportunidades, com quatro empates e quatro derrotas.

Confusão no fim do jogo

Pouco antes do apito final, jogadores de River e Fortaleza se estranharam no meio do gramado e geraram um momento de atrito, rapidamente controlado pela arbitragem.

Fortaleza: 1° jogo da história como visitante na Libertadores

Na competição continental pela primeira vez em seus mais de 103 anos de história, o Fortaleza fez sua estreia fora de casa no torneio no Monumental de Nuñez. Na primeira rodada, o Leão havia atuado no Castelão, quando perdeu por 2 a 1 para o Colo-Colo.

Vojvoda "em casa"

Juan Pablo Vojvoda viveu momentos inéditos como técnico do Fortaleza nesta quarta-feira: comandou o clube pela primeira vez fora do Brasil desde que foi contratado, em maio de 2021, e justamente na Argentina, seu país natal.

Torcida do Fortaleza em peso no Monumental

Depois de levar mais de 50 mil pessoas ao Castelão na derrota contra o Colo-Colo na estreia na Libertadores, os torcedores do Fortaleza também se fizeram presente no Monumental de Nuñez, preenchendo grande parte do setor destinado aos visitantes.

FICHA TÉCNICA:

RIVER PLATE-ARG 2 x 0 FORTALEZA

Competição: Libertadores, 2ª rodada da fase de grupos
Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG)
Data e horário: 13 de março de 2022 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Auxiliares: Martín Soppi (URU) e Nicolás Tarán (URU)
Cartões amarelos: Martínez e Pérez (RIV); Benevenuto, Tinga, Depietri, Matheus Vargas e Yago Pikachu (FOR)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Fernández e De La Cruz, aos 10 e 33 minutos do primeiro tempo (RIV)

RIVER PLATE: Armani; Herrera, Díaz, Martínez e Casco; Pérez, Fernández (Palavecino) e Simón (Braian Romero); De La Cruz (Pochettino), Suárez (Quintero) e Álvarez. Técnico: Marcelo Gallardo

FORTALEZA: Max Walef; Tinga, Marcelo Benevenuto e Ceballos; Yago Pikachu (Romarinho), Zé Welison (Matheus Vargas), Matheus Jussa, Lucas Lima (Hércules) e Juninho Capixaba; Moisés (Depietri) e Renato Kayzer (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Fortaleza