Topo

VAR anula gol por falta do goleiro e adversário marca na cobrança; veja

Árbitro checa o VAR - Fernando Bizerra-Pool/Getty Images
Árbitro checa o VAR Imagem: Fernando Bizerra-Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2022 10h40

Classificação e Jogos

Protagonista em muitos jogos no futebol brasileiro, o VAR mudou completamente o rumo de um jogo do Campeonato Argentino na última segunda-feira (11). Jogando fora de casa, o Barracas Central venceu o Huracán por 2 a 1 após uma reviravolta que teve como estrela o árbitro de vídeo.

O episódio que transformou a partida começou aos 42 minutos do segundo tempo, quando o Barracas cobrou falta na área dos donos da casa. O goleiro Díaz agarrou a bola e saiu jogando rápido. Em um ótimo contra-ataque, Cristaldo fez boa jogada na esquerda e cruzou para Valenzuela se antecipar e marcar o gol que poderia dar a vitória aos anfitriões. Não foi o que aconteceu.

Avisado pelo VAR sobre uma possível irregularidade no início do lance, o árbitro da partida conferiu o vídeo e apontou falta do goleiro Díaz, que saiu da grande área com a bola nas mãos antes de lançá-la para o contra-ataque.

O gol foi anulado e, com certa demora, uma barreira foi organizada para a cobrança da falta na entrada da grande área - o que aconteceu apenas aos 48 minutos. Tapia bateu no meio da barreira e a bola desviou, enganando Díaz, que caiu para o lado errado. O Barracas Central marcava o tento da vitória.

Classificação do Campeonato Argentino

O jogo valeu pela nona rodada do Grupo B do Campeonato Argentino. O Barracas Central ultrapassou o Huracán e agora é o sexto colocado da chave, com 12 pontos, contra 11 do adversário da última segunda-feira, que está em oitavo.