Topo

Real Madrid

Veja motivos para acreditar que Benzema vencerá a Bola de Ouro

Karim Benzema (Real Madrid) comemora após marcar seu segundo gol no jogo contra o Chelsea pelas quartas de final da Liga dos Campeões. - JUAN MEDINA/REUTERS
Karim Benzema (Real Madrid) comemora após marcar seu segundo gol no jogo contra o Chelsea pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Imagem: JUAN MEDINA/REUTERS

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

13/04/2022 04h00

O Real Madrid recebeu o Chelsea ontem (12), no Santiago Bernabéu, e avançou às semifinais da Liga dos Campeões com um placar agregado de 5 a 4, mesmo perdendo o jogo de volta por 3 a 2. Capitão do time, Karim Benzema brilhou novamente nas eliminatórias da competição e marcou quatro dos cinco gols merengues no confronto, reforçando as expectativas sobre suas chances na disputa da próxima Bola de Ouro.

Na fase anterior, contra o PSG, o camisa 9 fez três gols no jogo de volta e foi decisivo para eliminar o badalado time francês. Já na quartas, contra o Chelsea, foram três gols na ida e mais um gol na volta, que decidiu o confronto na prorrogação e carimbou a vaga do Real na semifinais do torneio.

Ao todo são 12 gols em oito jogos na atual edição do principal torneio do futebol europeu. Os números de Benzema são ainda melhores se toda a temporada for analisada. Em 2021-22, Benzema tem média de 1 gol por jogo. Ele balançou as redes 38 vezes em 38 partidas até aqui e nunca foi tão decisivo assim na carreira. No Campeonato Espanhol, o Real caminha tranquilo para o título.

Copa do Mundo não conta

Para melhorar a situação de Benzema, a Bola de Ouro será entregue no final da temporada, em julho, e não mais no fim do ano. Ou seja, o francês não precisa brilhar na Copa do Mundo do Qatar, que será realizada entre novembro e dezembro, para aumentar as chances de levar o prêmio.

Além disso, o camisa 9 do Real foi campeão da Liga das Nações em outubro, o primeiro título dele com a seleção francesa, com direito a golaço na final.

Quem concorre?

Atual vencedor da Bola de Ouro, Lionel Messi faz temporada apagada e ainda se adapta em seu primeiro ano no PSG. Até daria para dizer que o argentino está fora do páreo, mas é melhor ter cautela, justamente porque ele venceu a última edição mesmo depois do Barcelona pouco brilhar em 2020-21.

Restam dois nomes fortes para duelar com Benzema: Mohamad Salah e Robert Lewandowski. O egípcio bateu na trave nas últimas disputas individuais e joga hoje contra o Benfica pela volta das quartas da Champions. Na ida, o Liverpool venceu por 3 a 1.

Já o polonês foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas últimas duas edições do prêmio, mas viu o Bayern ser eliminado ontem pelo Villarreal. Mesmo assim, deve concorrer pela Bola de Ouro.

É verdade que Lewa tem mais gols (13 contra 12 de Benzema) que o francês na Champions e na temporada, mas ninguém fez gols tão decisivos quanto o camisa 9 do Real até agora.

Real Madrid