Na última quarta-feira (12), o Palmeiras, com time reserva, recebeu o Independiente Petrolero, da Bolívia, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2022. Depois de sair perdendo, a equipe alviverde virou a partida e massacrou o adversário, fechando o placar em 8 a 1 a seu favor, com quatro gols de Rafael Navarro, dois de Raphael Veiga, além de um de Rony e outro de Zé Rafael.
Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta quarta-feira (13), os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes debateram a respeito da posição da equipe na história dos brasileiros na Libertadores. Lavieri apresentou alguns números e Vitão deu sua visão a respeito dos feitos alcançados.
"O Palmeiras fez 8 a 1 no Independiente Petrolero e conseguiu sua maior goleada na história na Libertadores e também no Allianz Parque. Além disso, foi a primeira vez que um jogador fez quatro gols em uma só partida pelo time. De 2020 para cá, o Palmeiras tem 81% de aproveitamento na Copa Libertadores. São seis finais e três títulos na história, 22 participações. É o brasileiro que mais participou, quem mais tem gols (404), mais vitórias (119)", apresentou Danilo Lavieri.
"Eu discordo dos números. Eu sou resultadista sempre e eu acho que eles mentem. De 2020 para cá, o Palmeiras jogou duas Libertadores e venceu as duas, então tem 100% de aproveitamento. No ano passado, o Atlético-MG foi eliminado invicto do campeonato, ou seja, obrigado por nada. Nas duas vezes recentes que conquistou o torneio, o Palmeiras não era favorito ao título no começo", apontou Vitor Guedes.
Em seguida, o comentarista falou a respeito do contexto histórico do Palmeiras e como a equipe é 'atemporal' na sua visão. Além disso, o jornalista concluiu respondendo o questionamento de Danilo Lavieri, que perguntou se o Alviverde é o maior time brasileiro da história da Libertadores.
"Os números mostram que o Palmeiras é um time atemporal. A equipe teve momentos de rebaixamentos e outras fases ruins, mas isso não tornou o clube sazonal, como foi o Independiente, por exemplo, que ganhou tudo em uma época. O Palmeiras teve duas academias, o tempo da Parmalat e agora tem esse time do Abel. É um clube que toda década aparece e disputa títulos".
"Nesse sentido, dá para dizer que o Palmeiras é o maior time brasileiro da história da Libertadores e aí os números fazem sentido. Eu questiono sempre os números porque, por exemplo, na Copa do Mundo de 1994, o Salenko foi o artilheiro por ter feito cinco gols em ninguém na estreia da Rússia. Isolados, os números não dizem nada. Eu gosto de analisar o cenário e é indiscutível que o Palmeiras está entre os maiores. Tenho que concordar que é o maior", finalizou Vitão.
A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na sexta-feira (15). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.