Topo

Athletico-PR bate The Strongest e vence 1ª na Liberta em estreia de Carille

Terans comemora gol marcado pelo Athletico-PR na partida contra o The Strongest, válida pela Libertadores - Reinaldo Reginato/STAFFIMAGES/CONMEBOL
Terans comemora gol marcado pelo Athletico-PR na partida contra o The Strongest, válida pela Libertadores Imagem: Reinaldo Reginato/STAFFIMAGES/CONMEBOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2022 20h54

O Athletico-PR venceu o The Strongest-BOL por 1 a 0 na noite de hoje (14), na Arena da Baixada, na estreia do técnico Fábio Carille. Com um gol de pênalti marcado por Terans no segundo tempo do jogo, o time paranaense alcançou a primeira vitória na Libertadores, depois de um empate sem gols com o Caracas-VEN fora de casa na estreia.

Com o resultado obtido hoje na Libertadores diante dos bolivianos, o Athletico-PR atingiu quatro pontos no Grupo B, mesma marca do Libertad, que venceu o Caracas por 2 a 1 ontem no Paraguai - o time de Assunção fica à frente pelo número de gols marcados (três a um). Caracas e The Strongest somam um ponto cada.

O próximo compromisso do Athletico-PR na Libertadores será no próximo dia 26, contra o Libertad, no Defensores del Chaco. No próximo domingo (17), a equipe de Carille recebe o Atlético-MG na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Brasileirão.

Quem foi bem: Hugo Moura e Triverio

Pelo lado do Furacão, Hugo Moura foi o responsável por criar as melhores chances do time. O jogador não ficou limitado apenas à marcação, foi ao ataque, deu chutes de fora da área e foi preciso nos desarmes. O argentino Enrique Triverio construiu algumas oportunidades para o The Strongest, acertou 67% dos passes e recebeu duas faltas.

Quem foi mal: Pablo e Aponte

O atacante do Athletico começou o jogo apagado, no fim do primeiro tempo teve uma oportunidade para abrir o placar, mas Viscarra fez boa defesa. No segundo tempo foi substituído por Marcelo Cirino aos 16 minutos. Pelo lado do Strongest, o lateral esquerdo mostrou bastante nervosismo no setor defensivo, comeu falta logo na primeira etapa e ficou pendurado ao longo de toda a partida.

Atuação do Athletico-PR

As melhores chances ocorreram no primeiro tempo, principalmente com a participação de Cuello, Terans, Hugo Moura e Canobbio. Os quatro jogadores trocaram passes pelo lado esquerdo, construíram boas jogadas, mas as finalizações paravam no goleiro ou iam para fora.

Na segunda etapa, o time de Fábio Carille começou mais em cima, porém somente com as mudanças o clube conseguiu abrir o placar depois de Vitinho sofrer penalidade

Atuação do The Strongest

A equipe boliviana tentou ao máximo segurar o Athletico, fez uma ótima marcação no campo defensivo, impedindo que o adversário chegasse com facilidade. A famosa cera não ficou de fora, os atletas do The Strongest se aproveitavam do cronômetro para ganhar tempo, o que deixou o time da casa e os torcedores presentes bastante irritados. Na segunda etapa a equipe de Christian Díaz seguiu com a mesma estratégia, mas o pênalti feito por Saúl Torres acabou sendo decisivo para o resultado da partida.

Cronologia do jogo

O jogo começou quente na Arena da Baixada, Athletico-PR e The Strongest cometeram muitas faltas no início do jogo. Em 15 minutos de jogo, as equipes já cometeram seis faltas e um jogador do time da casa foi punido com o cartão amarelo.

Tendo um pouco mais de domínio no primeiro tempo, o Athletico-PR construiu boas jogadas pelo lado esquerda com Cuello e David Terans, mas ambos não conseguiam furar a defesa do time boliviano. Apostando em contra-ataques, o The Strongest esperava falhas do adversário para conseguir assustar o goleiro Bento.

Aos 17 minutos do segundo tempo, Vitinho, que entrou no lugar de Cuello, sofreu uma falta na área e o juiz marcou penalidade. Terans chamou a responsabilidade da cobrança, chutou forte, no meio, sem chances para o goleiro Viscarra.

Estreia de Fábio Carille

Logo após a demissão do técnico Alberto Valentim, o Athletico-PR foi rápido na busca por um novo técnico. O clube sondou nomes disponíveis no mercado, dentre o ex-técnico do Corinthians, Sylvinho, mas acabou fechando com Fábio Carille. A negociação foi realizada na manhã de ontem (13) e o técnico assinou contrato com o rubro-negro por dois anos.

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR 1 x 0 The Strongest

Data: 14 de abril de 2022, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Libertadores (fase de grupos)
Estádio: Arena da Baixada, no Paraná (PR)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Juan Belatti (ARG) e Mariana de Almeida (ARG)
Cartões amarelos: Hugo Moura, Vitinho e Matheus Felipe (CAP); Aponte, Wayar e Triverio (STR)

Gol: David Terans, aos 19 minutos do segundo tempo (CAP)

Athletico-PR: Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Hugo Moura (Pablo Siles) e Bryan García; David Terans (Pedro Rocha), Cuello (Vitinho) e Canobbio (Marlos); Pablo (Marcelo Cirino). Técnico: Fábio Carille

The Strongest: Viscarra; Saúl Torres, Castillo, Demiquel e Juan Aponte; Diego Wayar (Arrascaita), Yvo Calleros (Rodrigo Amaral), Ursino e Saucedo (Cascini); Triverio e Gabriel Esparza (Henry Vaca). Técnico: Christian Díaz