Topo

Andreas Pereira diz que sonha com erro que custou Libertadores ao Flamengo

Andreas Pereira falhou, e Deyverson fez o gol do título do Palmeiras sobre o Flamengo na Libertadores 2021 - PABLO PORCIUNCULA / AFP
Andreas Pereira falhou, e Deyverson fez o gol do título do Palmeiras sobre o Flamengo na Libertadores 2021 Imagem: PABLO PORCIUNCULA / AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2022 11h11

Marcado pelo erro na final da última Copa Libertadores, Andreas Pereira falou abertamente sobre o lance pela primeira vez desde a derrota para o Palmeiras no Estádio Centenário de Montevidéu. O meio-campista do Flamengo diz que se questiona o tempo todo por causa da falha, já viu a jogada "um milhão de vezes" e às vezes sonha com aquela partida.

"Sempre lembro da ação e falo: 'por que eu fiz aquilo?'. Agora, eu tento olhar nos gols que eu fiz e focar nas coisas positivas. Já vi [o lance] um milhão de vezes. No momento estava muito claro o que eu ia fazer, mas a bola acabou escapando. Já vi um milhão de vezes para ver o que aconteceu, o que poderia ter feito. Não só vi, tive vários sonhos", conta Andreas em entrevista ao ge.

O lance é inesquecível para flamenguistas e palmeirenses. Aos quatro minutos da prorrogação da final, Andreas Pereira recebe passe de David Luiz na saída de bola e é pressionado por Deyverson; na hora de recuar a bola, ele erra o domínio, perde o equilíbrio e é desarmado pelo centroavante, que avança para fazer o 2 a 1 e garantir o título da Libertadores.

"Para mim, dentro de campo, a final foi um dos jogos em que me senti melhor", diz o meio-campista, que fazia bom jogo antes do erro decisivo. "Não estava acreditando que aquilo tinha acontecido comigo em uma bola que arrisco 100 vezes nos jogos e nunca tinha perdido. Justamente na final, no título que eu mais queria ganhar, que eu vim ao Brasil para ganhar, e teve que acontecer comigo. Não quero que aconteça com nenhum companheiro e fiquei muito triste, foi uma decepção", afirma o jogador.

Andreas Pereira em ação durante jogo do Flamengo no Campeonato Carioca de 2022 - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Andreas foi titular em dez jogos do Fla neste ano, mas acabou substituído em seis
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Andreas admite ter tido dificuldade para se recuperar do erro, que precisou muito do apoio da família principalmente na primeira semana. Hoje ele diz tentar "pensar em coisas positivas" para não viver preso ao passado.

"Aquele lance não vai apagar o que eu fiz pelo Flamengo antes e o que eu posso fazer ainda. Sou maior do que somente um lance que aconteceu", defende o meio-campista, que ainda tenta dar a volta por cima e se reafirmar, agora sob comando do técnico Paulo Sousa.

O Flamengo de Andreas e cia. vai a campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo (17) para receber o São Paulo no Maracanã. É o segundo jogo do time no Brasileirão após o empate por 1 a 1 na estreia, contra o Atlético-GO.