Topo

Gol histórico de Rincón na Copa de 90 aparece em Encanto, sucesso da Disney

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2022 04h00

Mais conhecido no Brasil por ter vestido e sido campeão com as camisas dos rivais Corinthians e Palmeiras, o colombiano Freddy Rincón, morto na madrugada de quinta-feira (14), entrou para a história do país vizinho, o que lhe rendeu uma homenagem inusitada em um dos sucessos recentes dos estúdios Disney.

Na animação "Encanto", que conta a história da família Madrigal e se passa na Colômbia, a personagem principal Mirabel Madrigal encontra o tio, Bruno, morando escondido dos familiares. E um dos passatempos preferidos de Bruno é o show de talentos dos ratos de estimação dele. Uma das atividades dos animais é justamente recriar um dos gols mais importantes do futebol colombiano, marcado por Rincón na Copa do Mundo da Itália.

No dia 19 de junho de 1990, a Colômbia entrou no gramado do estádio San Siro para enfrentar a então Alemanha Ocidental. A seleção do país precisava apenas de um empate para avançar às oitavas de final da Copa, um feito inédito até então para o país sul-americano.

Aos 43 minutos do segundo tempo, Littbarski abriu o placar para os alemães —que acabariam o torneio como campeões mundiais. O tento mandaria os colombianos de volta para casa. Porém, aos 47 minutos, a Colômbia juntou técnica, movimentação, ousadia e eficiência. De pé em pé, como era a característica da equipe, os colombianos colocaram a Alemanha na roda.

Álvarez interceptou um passe e tocou para Luis "el Bendito" Fajardo, que acionou Carlos Valderrama. Após uma rápida triangulação entre Valderrama, Rincón e Fajardo, a bola retornou para Valderrama, que encontrou espaço nas costas dos zagueiros alemães. Com 24 anos de idade à época, Rincón mostrou a frieza de um veterano e botou a bola no meio das pernas de Illgner, empatando a partida e decretando a classificação histórica da Colômbia.

O sonho chegaria ao fim na fase seguinte, com a derrota por 2 a 1 para Camarões. Mas o gol de Rincón é até hoje lembrado pela catarse coletiva que gerou no país, e é considerado também como o tento mais comemorado até hoje na Colômbia.

Vencedor do Oscar de melhor animação neste ano, "Encanto", usa algumas referências colombianas para homenagear o país. Inspirado no livro "Cem Anos de Solidão", a película mostra as famosas borboletas amarelas, presença constante na história escrita por Gabriel García Márquez. Assim, o futebol não poderia ficar fora.

O gol de Rincón contra a Alemanha recriado nos aposentos de Bruno é uma homenagem à melhor seleção colombiana da história. Capitaneada por Valderrama, Rincón, Asprilla, Valencia, o time do técnico Francisco Maturana alcançaria um feito tão importante quanto o empate com a Alemanha ao fazer 5 a 0 na Argentina em setembro de 1993, fora de casa, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, mandando os hermanos para a disputa da repescagem contra Austrália para garantir presença no Mundial no ano seguinte.

Acidente

Na segunda-feira (11), o carro em que Rincón estava foi atingido por um ônibus ao passar por um cruzamento nas ruas de Cáli, na Colômbia. Aos 55 anos, o ex-jogador sofreu um traumatismo craniano. Apesar de ter sido operado, não resistiu aos ferimentos causados pela batida.

No futebol brasileiro, Rincón jogou por Palmeiras (1994 e depois 1996-1997), Corinthians (1997-2000 e 2004), Santos (2000-2001) e Cruzeiro (2001). O ex-volante teve mais destaque com a camisa do Corinthians, conquistando o Mundial de Clubes da Fifa de 2000, os Campeonatos Brasileiro de 1998 e 1999 e o Campeonato Paulista de 1999.