Topo

São Paulo

Titular ou reserva? Arboleda se destaca pela segunda vez com SP alternativo

Arboleda, do São Paulo, comemora seu gol contra o Everton, pela Sul-Americana - Staff Images / CONMEBOL
Arboleda, do São Paulo, comemora seu gol contra o Everton, pela Sul-Americana Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

15/04/2022 04h00

A atuação de Arboleda na vitória do São Paulo contra o Everton (CHI) levantou questões sobre o atual status do zagueiro no elenco do São Paulo. Antes titular absoluto, ele atuou nas duas últimas partidas pela Copa Sul-Americana, em que, teoricamente, Rogério Ceni opta por uma equipe bem modificada.

Arboleda se destacou nas duas oportunidades que teve, contra Ayacucho e Everton. Ele balançou as redes em ambas as vitórias são-paulinas. Na entrevista coletiva ontem (14), depois de ter sido eleito o melhor jogador da partida, o zagueiro equatoriano comentou sobre sua situação.

"Não me sinto reserva no time. Como o professor sempre fala, aqui ninguém tem que se sentir reserva. São Paulo tem grandes jogadores, sou jogador de seleção. Sempre coloco na minha cabeça que preciso melhorar alguma coisa, vou melhorar, por isso a gente tem treinador, para corrigir as coisas. Todos os jogadores do São Paulo são importantes, eu só faço meu trabalho, tento ajudar o time".

A titularidade de Arboleda virou uma questão depois da última ida dele para a seleção equatoriana, em que desfalcou o São Paulo nas partidas contra São Bernardo, Corinthians e em uma das finais do Paulistão diante do Palmeiras. Os jogos consolidaram a dupla formada por Diego Costa e Léo, que possuem características ofensivas melhores, ajudando na construção das jogadas.

Mesmo quando Arboleda voltou, os dois seguiram sendo escalado nos confrontos mais importantes. No jogo de volta da final contra o Palmeiras, o equatoriano entrou apenas no segundo tempo, quando a equipe alviverde já vencia por 2 a 0. Já na estreia do Brasileirão diante do Athletico, Diego Costa e Léo atuaram durante os 90 minutos.

Durante a entrevista coletiva depois da vitória sobre o Everton, Rogério Ceni interrompeu uma pergunta que usava o termo "reserva" para falar sobre o time da Copa Sul-Americana. "Ele não é reserva. É titular. Pode jogar todos os jogos. Não use a palavra 'reserva' porque eu nunca usei".

O São Paulo volta aos treinos hoje (15) de olho no confronto contra o Flamengo, no domingo, pela segunda rodada do Brasileirão. A expectativa é que Rogério Ceni escale uma equipe mais parecida com a que enfrentou o Athletico na estreia, com a chance de ter Arboleda entre os titulares.

São Paulo