Topo

Botafogo

Diretoria do Botafogo acelera busca por novo local de treinamento

Sob olhares de Textor, técnico Luís Castro conversa com jogadores do Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Sob olhares de Textor, técnico Luís Castro conversa com jogadores do Botafogo Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/04/2022 04h00

Com o encerramento da janela de transferência, a diretoria do Botafogo busca acelerar um outro tema considerado urgente: local de treinamento. A cúpula tem como objetivo a construção de um CT, mas busca alternativas a curto prazo para as atividades do elenco, e conversa constantemente com a comissão técnica encabeçada por Luís Castro.

Nas últimas semanas, o Alvinegro realizou treinos no campo principal do Nilton Santos, no Clube da Aeronáutica e no Espaço Lonier, por exemplo. O CFZ aparece como alternativa e houve contatos entre as partes, mas ainda sem novos capítulos.

Recentemente, John Textor, investidor da SAF, visitou o Cefat e acompanhou os trabalhos da equipe sub-20.

O assunto é uma das prioridades de Textor. O próprio Espaço Lonier, que pertence aos irmãos Moreira Salles, alvinegros declarados, já foi tema de reuniões do empresário.

O local tem três campos prontos, e, em algumas oportunidades, foi utilizado pelo elenco profissional. Porém, há pontos a serem sanados, inclusive em questões burocráticas, para que o projeto possa avançar da forma imaginada.

Ali, inicialmente, seria construído um CT a ser utilizado para a base, mas, sob a gestão da SAF, os planos ainda estão sendo analisados. O investidor já demonstrou a intenção de que o futuro CT abrigue tanto os profissionais quanto a base.

John Textor visita CEFAT e acompanha treino da equipe Sub-20 do Botafogo - Reprodução site oficial do Botafogo - Reprodução site oficial do Botafogo
John Textor visita CEFAT e acompanha treino da equipe Sub-20 do Botafogo
Imagem: Reprodução site oficial do Botafogo

A questão estrutural foi bastante comentada por Luís Castro na coletiva de apresentação. O treinador português não escondeu que essa é uma matéria que merece atenção.

"Não vamos esconder nada. Temos muitas dificuldades. Não temos espaço para treinar, mas não é desculpa. Vamos ter de ganhar assim mesmo. Sou responsável por tudo que acontece no Botafogo. Aceitei o clube como ele está e aceitei fazer o desenvolvimento dessa estrutura. Terminando o treino perguntei onde treinaremos amanhã. Não sabemos. Hoje em dia é fundamental ter um Centro de Treinamentos. Não adianta comprar um carro e não ter estrada para andar com o carro. Vamos organizar rapidamente, tentar atravessar essa zona mais turbulenta e entrar em velocidade. Os departamentos do clube estão muito bem definidos", disse, à época.

Na mesma ocasião, o Espaço Lonier foi citado pelo empresário americano, que lembrou que o Alvinegro está "espalhado pelo Rio".

Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com diretor André Mazzuco no Espaço Lonier - Vitor Silva / Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com diretor André Mazzuco no Espaço Lonier
Imagem: Vitor Silva / Botafogo

"Toda infraestrutura de treinamentos tem grandes desafios. Nós temos grandes parceiros, pessoas que têm onde os jovens podem treinar. O Sub-20 treina no Cefat, onde tem pessoas comprometidas com o Botafogo. No Lonier temos os irmãos Moreira Salles, que são grandes botafoguenses. É como se fosse uma colcha de retalho, temos CTs espalhados pelo Rio e é difícil de trabalhar sistematicamente. Temos muitos problemas de infraestrutura e queremos ficar mais juntos. Percebo que as pessoas envolvidas tem um amor muito grande pelo clube e as pessoas estão fazendo seu melhor para que os problemas sejam sanados", afirmou.

"O time principal tem necessidades especiais, precisam de isolamento e treinar de forma mais privada. Precisamos resolver esses problemas. Ao mesmo tempo, é importante ter o time principal próximo dos garotos. Os irmãos Moreira Salles já viajaram o mundo para buscar os melhores CTs. Esse é o padrão que devemos ter aqui. Precisamos trabalhar na direção de que o CT do Botafogo faça jus ao tamanho que merece. Estaremos buscando parcerias, preciso visitar alguns lugares na cidade, temos muito o que fazer. A curto prazo, não dá para fazer em um dia, mas esse homem [Castro] precisa de campo e temos três níveis de metas: curto, médio e longo prazo", completou.

Botafogo