Inter repete enredo, aposta em técnico estrangeiro e demite após três meses
Estamos em 2022, mas poderia ser 2021. O Internacional resolveu apostar em um treinador estrangeiro, mas desistiu da ideia em três meses e, motivado pelos maus resultados, demitiu o técnico. Aconteceu com Miguel Ángel Ramírez e com Alexander Medina, o mesmo enredo tomou o Beira-Rio com a saída do uruguaio oficializada ontem (15).
Medina foi demitido do Inter não apenas pelos dois jogos sem vitória na Sul-Americana, mas pela queda antes da final do Gauchão, contra o Grêmio, e a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Globo-RN. A derrota para o Atlético-MG na estreia do Brasileirão foi o de menos.
O uruguaio assumiu o Colorado em janeiro e esteve no leme por pouco mais de 100 dias. Foram 17 jogos, com seis vitórias, seis empates e cinco derrotas. Pesou bastante a inconsistência defensiva da equipe, que sofreu 20 gols e marcou só 17.
Miguel Ángel Ramírez viveu situação um pouco diferente. O Inter vinha de um vice-campeonato brasileiro quando ele foi contratado e a temporada 2021 foi atípica. Ainda como reflexo da pandemia de novo coronavírus, não houve espaço para pré-temporada no calendário e o tempo de treinamento e montagem de elenco foi reduzido.
O espanhol ainda conseguiu resultados bons eventualmente. Teve algumas goleadas no Estadual e na Libertadores e conseguiu levar o time até a final do Gauchão, na qual também foi derrotado pelo Grêmio, e à classificação na Libertadores.
Mas, bastou começar mal o Brasileirão — levando inclusive uma goleada do Fortaleza — e cair na Copa do Brasil contra o Vitória para o projeto ser interrompido.
Com Ramírez no comando foram 21 jogos com 11 vitórias, quatro empates e seis derrotas. O Colorado marcou 39 gols e sofreu 20.
A solução para o fim do projeto com um estrangeiro é parecida. Depois da saída, a direção do clube procura um treinador que possa reverter as críticas rapidamente e transformar o ambiente para dar estabilidade ao grupo. Entre os mais cotados estão Cuca, Mano Menezes e Lisca.
No ano passado a escolha foi por outro técnico de fora do país, mas que já tinha passagem pelo Inter. Diego Aguirre comandou o Colorado até o fim da temporada.
O dano causado pelo rompimento prematuro também é semelhante. Com Ramírez, a multa rescisória para saída se aproximava dos R$ 10 milhões. Com Medina o custo será de R$ 7 milhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.