Topo

Brasileirão - 2022

Botafogo se divide entre proteger reformulação e manter euforia da torcida

Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores em treino - Vitor Silva / Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores em treino Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/04/2022 04h00

O Botafogo encara o Ceará, hoje (17), pelo Campeonato Brasileiro, em busca da primeira vitória na "Era John Textor" propriamente dita e, de quebra, tenta deixar para trás a primeira impressão com a derrota para o Corinthians na estreia. O duelo, na Arena Castelão, está marcado para 19h.

O Vozão, que bateu o Palmeiras na primeira rodada, tem três pontos, enquanto o Glorioso visa conquistar os primeiros pontos na competição.

A última semana foi, novamente, agitada nos lados do Alvinegro. No apagar das luzes da janela de transferência, o clube acertou com mais seis reforços e o elenco ganhou ainda mais corpo. Desembarcaram em General Severiano o zagueiro Victor Cuesta, o lateral-esquerdo filandês Niko Hämäläinen, os meias Lucas Fernandes e Tchê Tchê e os atacantes Joffre Soliz e Gustavo Sauer.

Eles se juntaram ao zagueiro Philipe Sampaio, ao lateral-direito Saravia, aos volantes Patrick de Paula e Oyama, ao meia Lucas Piazon e ao atacante Victor Sá na lista de novos nomes para a temporada.

Há a expectativa de que a torcida já possa ver alguns desses recém-anunciados em campo logo mais. Uma novidade, porém, será a presença do técnico Luís Castro à beira do gramado. Ele não pôde ocupar a função contra o Timão "por questões burocráticas na esfera migratória que não permitiram a sua regularização a tempo", segundo comunicado do clube.

Em meio à reformulação no elenco, o confronto com o Ceará é mais um passo em um trabalho que o próprio Castro sabe que só terá frutos mais sólidos com o tempo, mas que, por outro lado, há a necessidade de evolução em um curto prazo.

"Em jogo neste nível, contra uma equipe de grande capacidade, todos os erros são fatais. É claro que contra as equipes de maior nível, é fundamental acabar o jogo com 11 e não cometermos erros como os que cometemos ao longo da partida. Uma vitória merecida para o Corinthians por tudo o que fez e que nos obriga, no momento de construção que estamos, construir muito mais rápido e termos consciência do que erramos", disse, após a partida do último domingo.

"A equipe, para evoluir, tem de conhecer a própria equipe, para criar dinâmicas de grupo. Se novos elementos entrarem, a equipe não se conhece. Não é em duas ou três semanas que vai conhecer. No futebol, o tempo se compra com resultados. Nós precisamos de resultado para continuar o processo. É um processo difícil, mas espero rapidamente que a equipe tenha cara de vitória e dinâmica instalada. Falava hoje sobre espaço, timing, que só se adquire com trabalho e tempo", completou.

A transferência do controle da SAF a John Textor foi oficializado no início de março e, desde então, o clube vem olhando o mercado e buscando reforços. O próprio treinador foi um deles. Inicialmente, o investidor apontava a chegada de seis ou sete nomes para serem titulares, mas houve setores do elenco que ganharam até mais de duas opções.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ X BOTAFOGO

Competição: Campeonato Brasileiro, 2ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia: 17 de Abril de 2022, domingo
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA / SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA / SP) e Neuza Ines Back (FIFA / SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson, Richard Coelho, Rodrigo Lindoso, Lima e Vina; Mendoza. Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Gatito, Saravia, Philipe Sampaio, Kanu (Cuesta) e Jonathan (Niko); Patrick de Paula, Oyama, Chay e Piazon; Victor Sá e Erison. Técnico: Luís Castro