Topo

Internacional

OPINIÃO

Colunistas opinam: D’Alessandro é o melhor estrangeiro que jogou no Brasil?

D"Alessandro acena para a torcida do Internacional no jogo de despedida - RICARDO DUARTE/Internacional
D'Alessandro acena para a torcida do Internacional no jogo de despedida Imagem: RICARDO DUARTE/Internacional

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/04/2022 11h41

Andrés D'Alessandro encerrou ontem (17), no Beira-Rio, na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, a sua carreira como jogador de futebol. Foram 529 jogos, 13 temporadas e 97 gols pelo Inter —sendo o último deles justamente em sua despedida.

Aos 42 anos, o meia argentino começou como titular contra o Fortaleza e arrancou empate pouco antes do intervalo (veja abaixo). Ao ser substituído na etapa final, não conteve a emoção e viu já do banco de reservas Alexandre Alemão marcar para garantir a vitória do Inter por 2 a 1.

Aproveitando o adeus de D'Ale, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: D'Alessandro é o melhor estrangeiro que jogou no Brasil? Confira as respostas:

Um dos melhores do Internacional e um dos estrangeiros a conquistar maior conexão com um clube brasileiro. Mas vejo outros atletas internacionais um nível acima, em termos técnicos. De tempos recentes, citaria Petkovic, Arce, Rincón, Tévez. E, mesmo em atividade hoje, há pelo menos dois para somar a essa lista: Arrascaeta e Gustavo Gómez.
ALICIA KLEIN

Lembra essa conversa de "GOAT": gente que não viu nem um terço da história querendo definir melhores ou maiores de todos os tempos. O D'Alessandro precisa primeiro ser o maior estrangeiro do Internacional, concorrendo com Elias Figueroa, o que não é pouco. Depois pode dialogar com Pedro Rocha, Dario Pereira, Arrascaeta, Doval e outros.
ANDRÉ ROCHA

Cravar que foi o melhor é difícil, talvez o maior. O próprio Inter teve em Figueroa um personagem que marcou época no melhor time da história colorada. Agora, D'Alessandro é o jogador estrangeiro mais identificado com um único clube brasileiro. Ele é símbolo de conquistas gigantes do clube gaúcho. Dale e Inter são sinônimos, referências inseparáveis.
ANDREI KAMPFF

Não é o melhor, mas é um dos mais identificados com uma só torcida e certamente marcou época.
DANILO LAVIERI

Meu deus! Figueroa, Pedro Rocha, Gamarra, Darío Pereyra, para não citar goleiros, como Mazurkiewicz, Cejas, Rodolfo Rodriguez, Fillol. Todos brilharam também em suas seleções nacionais, diferente de D'Ale.
JUCA KFOURI

Não. Talvez seja o jogador que mais identificação teve com um clube brasileiro, mas vejo muitos melhores que ele: RINCÓN, Gamarra, Tevez, Pedro Rocha, Darío Pereyra, Arrascaeta, Petkovic, Figueroa.
MENON

Para o torcedor e para a torcedora do Inter que não viram Figueroa jogar, sem dúvida D'Alessandro foi o melhor. Mas a história do nosso futebol é inseparável da participação de nossos irmãos americanos. Como Corintiana, eu fico com Gamarra. O Flamenguista dirá que foi o Pet, o São Paulino talvez fique com Lugano ou Darío Pereyra. Há uma infinidade de excelentes jogadores estrangeiros que jogaram muita bola vestindo a camisa de clubes brasileiros. O que me chama a atenção em D'Alessandro, e que talvez faça o coração colorado bater mais forte, é a paixão com que ele defendeu as cores do clube. Era como se fosse um torcedor ou uma torcedora em campo. E a gente gosta demais disso. Na verdade, eu diria que essa entrega é tudo o que a gente quer ver um jogador fazer com a camisa que a gente ama. Ontem, na despedida, ele disse: a partir de amanhã sou apenas mais um torcedor. É disso que se trata. Ídolo no maior sentido que a palavra tem.
MILLY LACOMBE

Dos tempos modernos, talvez. Mas de todos os tempos, não. Os melhores foram Rodolfo Rodríguez, Elías Figueroa, Darío Pereyra, Gamarra, Pedro Rocha e Ramos Delgado.
MILTON NEVES

Considero Elías Figueroa, também do Inter, o melhor estrangeiro que jogou no Brasil. E outros jogaram mais do que D' Alessandro. Para citar alguns: Pedro Rocha, Doval, Tevez e Petkovic.
PERRONE

Ótimo jogador, mas, na minha opinião, não chega nem perto disso. Tevez. Petkovic, Romerito, Arrascaeta, Conca, Pedro Rocha, Figueroa, Rincon e outros foram muito mais bem-sucedidos por aqui.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Está entre os melhores. Ganhou Libertadores, Copa Sul-Americano, 7 Estaduais, fez mais de 500 jogos por um dos maiores clubes do país, quase 100 gols, fora sua liderança. Pela história que construiu, fica entre os maiores, ao lado de Pedro Rocha, Doval, Poy, Ancheta, Andrada, Figueroa, Darío Pereyra, Rincón, Gamarra, Petkovic e Arrascaeta. Acho difícil cravar apenas um.
RODOLFO RODRIGUES

Não. D'Alessandro, que honrou e se identificou com a camisa do Inter, não é o melhor estrangeiro nem da história colorada: Figueroa e Gamarra, por exemplo, jogaram mais. Pedro Rocha, Tevez, Rincón, Darío Pereyra e grande elenco jogaram mais. Arrascaeta, ainda em atividade, também.
VITOR GUEDES

Internacional