Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Neymar não parece consciente da importância de uma Copa do Mundo'

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 17h50

Neymar foi um dos principais destaques do Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 1 sobre o Olympique de Marselha, em clássico disputado neste domingo (17) pelo Francês. O atacante fez um gol, sofreu o pênalti que originou o segundo e ajudou a deixar o time da capital muito perto do título. A boa atuação já anima os brasileiros, de olho na recuperação do atacante para a disputa da Copa do Mundo.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes discutiram se há motivo para empolgação com Neymar após ser um dos protagonistas do clássico francês. Os comentaristas adotaram um tom cauteloso ao analisar o que se pode esperar do atacante.

"Ele joga bem uma partida e, com todo respeito, o Campeonato Francês tem um time só. E o destaque é Mbappé, não é o Neymar. Nada do que ele fala me comove. Tudo soa falso. Mas, na Copa do Mundo, o que vale é aquele mês. O Neymar não me parece uma pessoa consciente da sua importância, da importância de uma Copa do Mundo, e de abrir de algumas coisas para chegar em novembro na ponta dos cascos. Não me convenço e não apostaria nisso", opinou Vitão.

Lavieri destacou que Neymar tem feito uma temporada discreta e, quando se destaca em uma partida, isso já é o suficiente para se criar uma grande expectativa. "Ele está muito mal. Por estar tão abaixo do que esperamos, em dois, três jogos em que ele joga melhor todo mundo fica 'será que vai ser agora?'. Ele tem muita bola e parece outro esporte quando está inspirado. Mas ele tem muitos problemas de gerenciamento de carreira, de cabeça e sempre se coloca como vítima. Nunca reconhece os erros", comentou o colunista do UOL.

Para Vitão, Neymar vive uma fase de pouco brilho. "É a pior temporada que ele faz na carreira. Continua batendo boca e fazendo biquinho quando reclama. Em 2018, virou chacota mundial, e não era para isso. O Brasil ganhou uma Copa América no período do Neymar, quando ele não jogou. No PSG, ele é vaiado e xingado pela torcida dele. A torcida do Barcelona não quer que ele volte", disse o colunista do UOL.

Apesar de esperar uma recuperação do atacante para a disputa da Copa do Mundo, Lavieri demonstrou pessimismo. "Tenho esperança e torço muito para que o Neymar jogue bola, mas realmente não consigo apostar meus poucos centavos para falar que ele será o cara da seleção brasileira", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (20), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.