Topo

OPINIÃO

Vitão: 'VP teve conclusão óbvia: Timão precisa rejuvenescer e de camisa 5'

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 16h35

O Corinthians começou bem sua caminhada no Brasileirão. O time venceu seus dois primeiros jogos (3 a 1 no Botafogo e 3 a 0 no Avaí), lidera o torneio e parece ter encontrado uma formação mais equilibrada. No sábado (16), o técnico Vitor Pereira armou o Timão com dois volantes (Du Queiroz e Maycon), deixou alguns medalhões fora e superou a equipe catarinense com facilidade.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes debateram se Vitor Pereira, enfim, conseguiu encontrar a solução para os problemas de marcação do meio-campo alvinegro.

"Algumas respostas ficaram claras. O time jovem corre mais. Tem que fazer alguns ajustes defensivos, mas o time tem se encontrado. Vitor Pereira chegou a uma conclusão que já era óbvia: precisa de um cinco e rejuvenescer a equipe", analisou Vitão.

Para o colunista do UOL, o treinador encontrou a solução ideal ao escalar Du Queiroz e Maycon juntos. "É óbvio que o Corinthians melhorou com dois volantes. Nas vezes em que o Maycon jogou sem o Du Queiroz e vice-versa, nenhum deles deu conta da marcação. Eles não são cinco e não conseguem jogar bem como oito. Não conseguem avançar e criar jogadas porque têm que ficar na marcação. A diferença que aconteceu no jogo, além dos três gols do Róger Guedes, foi isso", disse.

Na vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Cali pela Libertadores, Vitor Pereira escalou o meio-campo do Corinthians com Maycon, Paulinho e Renato Augusto, com Du Queiroz no banco. O time do Parque São Jorge até criou chances, mas sentiu dificuldades para concluir suas jogadas com eficiência. Embora Maycon tenha feito uma boa partida, Vitão esperava uma vitória mais tranquila caso a dupla com Du Queiroz fosse repetida desde o começo.

"A resposta do jogo com o Botafogo era tão clara que eu fiquei surpreso contra o Deportivo Cali, quando o Vitor Pereira teve uma recaída, tirou o Du Queiroz e o Corinthians jogou muito mal. Ganhou com um gol contra bizarro, mas o time não teve a bola nem o domínio do jogo. Não conseguiu criar e nem marcar", opinou.

Para quem considera Avaí e Botafogo como times frágeis, Vitão mandou um recado: o Corinthians sofreu contra adversários mais modestos quando não contou com a dupla de volantes. "É verdade que Botafogo e Avaí são times oriundos da Série B e não vão brigar pelo título, mas o Corinthians não jogou nada sem esses caras contra Novorizontino, Always Ready e o Deportivo Cali, vice-lanterna do Colombiano. O Corinthians encontrou não um time total, mas uma forma. Não dá para mexer mais em Du Queiroz e Maycon", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (20), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.