Topo

Copa do Brasil - 2022

Cruzeiro precisa superar tabu de 43 anos para avançar na Copa do Brasil

Jogadores de Remo e Cruzeiro brigam pela bola durante jogo válido pela Copa do Brasil - Fernando Torres/AGIF
Jogadores de Remo e Cruzeiro brigam pela bola durante jogo válido pela Copa do Brasil Imagem: Fernando Torres/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

20/04/2022 04h00

Derrotado pelo Remo por 2 a 1, de virada, no Estádio Baenão, em Belém, o Cruzeiro terá de vencer a equipe paraense na volta, em Belo Horizonte, para avançar de fase na Copa do Brasil. O maior vencedor do torneio terá de quebrar um tabu de 43 anos para seguir vivo na competição. Como só é possível classificar com a vitória, a Raposa terá de fazer o que não consegue desde 1979: vencer o Remo.

O último triunfo do Cruzeiro sobre o clube paraense aconteceu em 10 de outubro de 1979, no Mineirão, em duelo válido pela 1ª fase do Campeonato Brasileiro. Com gols de Joãozinho, Mauro Madureira e Roberto César, a Raposa venceu por 3 a 0. Naquele momento, em cinco confrontos na história, eram duas vitórias do time celeste, dois empates e apenas uma derrota. Mas a coisa mudou completamente.

Nos oito jogos seguintes, só deu Remo ou empate. O triunfo dessa terça-feira foi o sexto do Leão sobre o Cruzeiro, além de dois empates. Já são oito partidas sem vencer a equipe de Belém.

Durante esse período de tabu teve até goleada do Remo sobre o Cruzeiro, por 5 a 1, no Mineirão, em jogo do Brasileirão de 1994. Como o time paraense ficou muito tempo afastado da elite do futebol brasileiro, o reencontro entre os clubes aconteceu no ano passado, pela Série B. Foram dois triunfos do Leão, por 1 a 0, no Pará, e por 3 a 1, no Independência.

Aliás, o jogo da volta deve acontecer no Horto, caso a CBF não altere a data. Por enquanto a partida está marcada para o dia 11 de maio, um dia antes da apresentação da banda Metallica, no Mineirão. Em função da estrutura necessária para a apresentação musical, o Gigante da Pampulha não terá condição de receber o jogo.

Mais do que vencer o jogo, o Cruzeiro precisa vencer o Remo por dois gols de diferença, para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil. Em caso de triunfo por um gol de vantagem, a decisão da vaga será na disputa de pênaltis. Já o Leão precisa apenas do empate para seguir no torneio. De quebra, quem se classificar vai faturar mais R$ 3 milhões de premiação.