Topo

Grêmio

Grêmio: ataque vive jejum inédito em 2022 e iguala série pré-Mancini

Time gaúcho não marcou gols na Série B do Campeonato Brasileiro após duas rodadas -  Pedro H. Tesch/AGIF
Time gaúcho não marcou gols na Série B do Campeonato Brasileiro após duas rodadas Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2022 04h00

O Grêmio completou dois jogos sem marcar gol e o momento ofensivo do time tem gerado críticas. A seca está intimamente ligada ao início ruim na Série B e abriu um princípio de crise. O cenário fica ainda mais expressivo quando contextualizado: o clube não ficava duas partidas seguidas sem balançar as redes há 32 partidas. Exatos cinco meses atrás.

A fase do ataque gremista tem feito os dirigentes coçarem a cabeça. Roger Machado chegou a ouvir sugestão para ter plano B.

Os números explicam o estado de alerta. Sem vencer na Série B e em 17º lugar, o Grêmio não passava por um período de seca de gols assim desde outubro de 2021.

À época, o time de Felipão perdeu para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, e o experiente treinador foi demitido horas depois. Na rodada seguinte, um Grêmio comandado pelo interino Thiago Gomes perdeu para o Fortaleza, no Castelão, pelo mesmo placar. Pronto. De lá para cá, nunca houve dois jogos consecutivos da equipe sem um gol sequer marcado. Mesmo quando a equipe de Vagner Mancini perdeu quatro seguidas, também em 2021.

Em 2022 são 18 jogos, 11 deles com Roger Machado. O Grêmio já marcou 26 gols, o que dá uma média de 1,44 gol por partida. Mas na Série B, grande objetivo do clube na temporada, a bola não entrou ainda.

Segundo o Footstats, site especializado em estatística e análise de dados do futebol, o Grêmio leva em média 22 minutos para realizar uma finalização certa. No gol. Em dois jogos da Segunda Divisão, o time de Roger concluiu oito vezes no alvo.

"Os dois jogos repetiram virtudes e defeitos. Ao mesmo tempo que falamos em solidez, o Grêmio criou e a grande preocupação seria falar que não tivemos absolutamente nada. Resumiria dizendo que falta a bola entrar. Falta a bola entrar. Estamos produzindo para ganhar. O que nos falta é a finalização", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, na última segunda-feira (18).

O Grêmio volta a campo contra o Guarani, amanhã (21). O jogo na Arena é a chance para o time demonstrar melhorar a pontaria e acabar com a sequência sem gols. Caso contrário, a estatística deve levar a memória para dias ainda piores.

Grêmio