Topo

Roger exalta "conjunto da obra" do Grêmio e rasga elogios a Diego Souza

Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/04/2022 19h56

Roger Machado, treinador do Grêmio, definiu a vitória por 3 a 1 diante do Guarani, hoje (21), como justa e merecida pela produção da equipe no duelo válido pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Nas palavras do técnico, o "conjunto da obra" viabilizou o primeiro triunfo na competição. O comandante ainda rasgou elogios a Diego Souza, autor dos três gols da partida.

Diego Souza abriu o placar com um minuto de jogo, mas o Guarani empatou com Matheus Pereira. Antes do intervalo, o centroavante voltou a dar a vantagem ao Grêmio. E na etapa final, fechou o escore.

"Tivemos dificuldade para encaixar a marcação. Eles estavam trancando o Nicolas na linha, o ponta descia e pegava bola em possibilidade de ir à frente e gerar desequilíbrio. Isso aconteceu em função do time fazer o Villa sair no corredor lateral para gerar superioridade. A gente não estava fazendo composição com nosso outro médio. Eles estavam pesando a área pelos cruzamentos. No intervalo, a troca de característica do Campaz pelo Elias gerou a diferença. A gente ficou com duas pontas mais rápidas, perna mais rápida para pressionar. Perna mais rápida para atacar as costas dos laterais. O primeiro tempo foi justo. Justo pelo o que criamos. Não vamos imaginar que, mesmo jogando em casa, vamos abrir 3 a 0 em cima de todo mundo. Ainda que a gente tivesse tido oportunidade neste jogo. Foi uma vitória justa e merecida, pelo conjunto da obra", disse Roger Machado, em coletiva.

Artilheiro do jogo, e agora goleador da Série B, Diego Souza mereceu resposta ainda mais elaborada do treinador gremista.

"Falei aos atletas agora, no final do jogo: a diferença do Diego que tem 36 anos, e com 20 certamente não era assim, é que ao entrar na cara do gol, o coração dele bate mais devagar. E o coração do jovem, embora tenha ímpeto, o coração vai bater mais forte. O que faz isso é o tempo e a exposição ao ambiente, ao gesto. Eu treino muito e no dia do treino fechado, trabalhei de novo (finalização). Se fala muito de treinamento sistêmico, mas quero treinamento analítico para os jogadores terem confiança também", afirmou Roger.

O Grêmio, agora, soma quatro pontos e saltou do 17º para o terceiro lugar na tabela da Série B. O time gaúcho volta a campo contra o Operário-PR, na quarta-feira (27).