Topo

São Paulo

SPFC faz 1º tempo ruim e volta a sofrer fora de casa contra times da elite

Arboleda, durante a partida entre Juventude e São Paulo - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Arboleda, durante a partida entre Juventude e São Paulo Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

21/04/2022 04h00

O São Paulo deixou Caxias do Sul com um empate com o Juventude na bagagem que nem Rogério Ceni achou merecido. A equipe apresentou mais uma vez um desempenho ruim fora de casa, algo que tem sido comum contra equipes da elite nacional desde o início da temporada.

Desde o início do ano, o São Paulo fez cinco confrontos fora de casa contra times que estão na primeira divisão. A única vitória foi contra o Santos, por 3 a 0, ainda na primeira fase do Paulistão. A equipe alvinegra brigou até a última rodada contra o rebaixamento no torneio estadual. Afora esse jogo, o Tricolor perdeu para Red Bull Bragantino, Palmeiras e Flamengo, além do empate com o Juventude.

Se diante de Palmeiras e Flamengo o roteiro foi semelhante, com o São Paulo sofrendo com a marcação alta adversária e um clima hostil em estádios lotados, em Caxias do Sul a história foi um pouco diferente.

O Juventude adotou uma estratégia de esperar os contra-ataques, deixando o São Paulo ficar com a bola. Sem Igor Gomes e Rodrigo Nestor, contudo, o time de Rogério Ceni teve muitas dificuldades na transição da defesa para o ataque no primeiro tempo e foi para o intervalo tendo dado apenas um chute a gol de César.

"O primeiro tempo não foi só questão de resultado, foi questão do que apresentou mesmo. Não fizemos absolutamente nada. A energia não estava tão boa como de costume, nós não conseguimos fazer um primeiro tempo minimamente razoável", disse Ceni, em entrevista coletiva.

Mesmo com as entradas de André Anderson, Rodrigo Nestor e Nikão no segundo tempo, o São Paulo não conseguiu controlar a partida. Os dois gols marcados vieram de lances em que não foi necessária uma construção de jogada: o primeiro em cobrança de escanteio de Reinaldo e cabeçada de Arboleda e o segundo em pênalti convertido por Reinaldo após toque de mão de Paulinho Moccelin.

O São Paulo terá pouco tempo para corrigir os problemas apresentados quando joga fora de casa. A equipe visita o Red Bull Bragantino no próximo sábado (23), às 16h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Brasileirão.

São Paulo