Topo

Grêmio

Diego Souza volta decisivo e supera Renato Gaúcho em gols pelo Grêmio

Diego Souza balançou as redes três vezes na partida diante do Guarani, em Porto Alegre - Maxi Franzoi/AGIF
Diego Souza balançou as redes três vezes na partida diante do Guarani, em Porto Alegre Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2022 04h00

No primeiro jogo da Série B com Diego Souza à disposição, o Grêmio venceu. A vitória por 3 a 1 diante do Guarani, ontem (21), em Porto Alegre, confirmou o status do centroavante, goleador do time em 2020 e 2021 e tratado como peça-chave para a caminhada de volta à elite. Nome do confronto com o Guarani, pela terceira rodada do campeonato, o camisa 29 ainda tem outro motivo para ser notícia: superou o número de gols de Renato Gaúcho com a camisa gremista.

Diego Souza marcou os três gols do Grêmio contra o Guarani. A vitória por 3 a 1 alivia o ambiente e injeta confiança em um time que nos dois jogos anteriores não tinha feito gols. Ao próprio atacante, a atuação também é histórica.

Agora, Diego Souza tem 76 gols pelo Grêmio. Renato marcou 74 gols pelo clube ? os mais icônicos foram diante do Hamburgo, no Mundial de Clubes de 1983, no Japão.

"Papai vai receber uma mensagem", brincou Diego Souza, ao falar sobre o fato de ter superado o ídolo gremista e treinador do próprio atacante até abril do ano passado. "Ultrapassar ele, ídolo aqui dentro, querido por todos, significa muito", completou.

Diego Souza chegou a oito gols em 11 jogos pelo Grêmio na atual temporada. Na virada do ano, ele chegou a ser liberado pelos dirigentes, mas duas semanas depois foi procurado de novo e assinou outro contrato. Até o final de 2022.

"O Diego só treinou, jogou, treinou e jogou desde que nós chegamos aqui, e ele precisava de uma janela de alguns dias para treinar e se sentir bem. Sem ele, vamos encontrar soluções. Talvez sem a experiência dele, mas com juventude. Quando ele não estiver bem, ele começa o trabalho e Elkeson termina", comentou Roger Machado, que rasgou elogios ao centroavante logo depois do jogo.

A volta de Diego Souza deu tranquilidade na tabela. O clube viveu dias de pressão por somar apenas um ponto em duas rodadas, sem nenhum gol marcado. O jogo com o Guarani, portanto, tinha peso maior.

"O mais importante é fazer gol, fazer gol. A Série B não é fácil, os jogos são difíceis, são complicados. Mas estamos de parabéns por saber jogar com essa pressão", valorizou Diego Souza ao comentar a arrancada do campeonato.

A calma também esteve dentro das quatro linhas. Durante o jogo, as câmeras do Premiere flagraram o atacante conversando com outro jogador.

"Fica calmo, fica tranquilo. Joga a bola em mim", disse o centroavante em referência a estratégia de prender a bola no ataque e procurar espaços para valorizar a vitória.

O Grêmio volta a campo contra o Operário-PR, fora de casa, na próxima quarta-feira (27). Diego Souza deverá estar em campo e tem tudo para abrir distância da marca de gols de Renato Gaúcho. No Rio de Janeiro, o ex-treinador não deve mais estar preocupado. Provavelmente está feliz. Como grande parte dos gremistas.

Grêmio