Por que rodada do Brasileirão tem 'super sábado' e domingo de poucos jogos
É feriadão, Carnaval fora de época nas principais capitais do país e uma mudança de rotina afeta também a rodada do fim de semana do Brasileirão. A maioria dos jogos vai acontecer no sábado. Cinco, para ser mais exato. O domingo, por outro lado, acabou esvaziado em decorrência de uma série de fatores que afetam o calendário — serão três jogos.
O fim de semana, como um todo, já ficará "desfalcado" de um jogo do Brasileirão, já que a Federação Cearense fará a final do estadual pendente e tem participação do Fortaleza.
O cronograma de partidas do Brasileirão é montado pela CBF após a Conmebol enviar a programação de jogos de suas competições continentais, Libertadores e Sul-Americana. Com a presença maciça de times brasileiros em ambos os torneios, o detalhamento dos jogos do meio de semana acaba reverberando no Brasileirão.
Ao todo, seis times da Série A estarão em campo já na terça-feira: Athletico, Red Bull Bragantino, Corinthians, Fluminense, Internacional e Ceará. Para preservar o intervalo mínimo entre partidas, não gerar um desgaste físico ainda maior e facilitar a logística, quem joga na terça necessariamente precisa entrar em campo no sábado anterior. Em uma tacada só, quatro jogos já precisaram ser colocados no sábado.
A Globo, inclusive, transmitirá jogos em TV aberta Às 16h30 de sábado, puxando jogos que envolvam torcidas de Rio e São Paulo. A quinta partida do próximo fim de semana já seria no sábado à noite para atender à grade do Grupo Globo na TV fechada.
Ainda houve outro elemento que afetou a tabela e esvaziou o domingo. A polícia de Santa Catarina pediu que o jogo do Avaí fosse na segunda-feira, já que no dia anterior haverá um evento esportivo de grande porte em Florianópolis.
Os jogos da 3ª rodada do Brasileirão
Sábado
16h30 - Athletico x Flamengo - O jogo será transmitido pela Globo em TV aberta. O Athletico visita o Libertad, no Paraguai, terça-feira, às 19h15, pela Libertadores. O Flamengo só joga na quinta, contra a Universidad Católica, do Chile.
16h30 - Red Bull Bragantino x São Paulo - O Red Bull Bragantino joga na terça, 19h15, contra o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores. O São Paulo só joga pela Sul-Americana na quarta, contra o Jorge Wilstermann, na Bolívia.
19h - Palmeiras x Corinthians - O Corinthians joga na terça-feira, contra o Boca Juniors, 21h30, pela Libertadores. O Palmeiras só vai a campo na quarta, diante do Emelec, pela mesma competição.
19h - Fluminense x Internacional - Tanto Fluminense quanto Internacional jogam na terça-feira pela Sul-Americana, às 21h30 (de Brasília). O tricolor recebe o Unión Santa Fe, enquanto o Colorado visita o Independiente Medellín.
21h - Atlético-MG x Coritiba - O jogo já seria originalmente na noite de sábado, ocupando o espaço da grade do SporTV. A alteração que houve foi do local da partida — saiu do Mineirão, que receberá um show, e foi para o Independência.
Domingo
16h - Santos x América-MG
18h - Juventude x Cuiabá
18h30 - Atlético-GO x Botafogo
Segunda
20h - Avaí x Goiás - O jogo inicialmente seria às 11h de domingo, mas a Polícia Militar de Santa Catarina pediu o adiamento para não haver conflito com outro evento esportivo em Florianópolis, o Iron Man.
1º de junho
Fortaleza x Ceará - A Federação Cearense pediu a data para que pudesse concluir o estadual. Na decisão, o Fortaleza enfrenta o Caucaia. De todo modo, o clássico não poderia ser no domingo, já que o Ceará joga na terça pela Sul-Americana. O Campeonato Cearense foi impactado por causa das datas da Copa do Nordeste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.