Topo

Corinthians

Corinthians vive dilema para o Dérbi, e VP tem amostra do caos brasileiro

Vítor Pereira pode perder seu camisa 10 para o Majestoso de domingo no Morumbi  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Vítor Pereira pode perder seu camisa 10 para o Majestoso de domingo no Morumbi Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

23/04/2022 04h00

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, está encarando nos últimos dias um dos muitos choques de realidade que os técnicos estrangeiros têm quando chegam ao futebol brasileiro: a administração de elenco com várias competições igualmente importantes, espremidas em um calendário que beira o ridículo. Algo que seu oponente de hoje, Abel Ferreira, do Palmeiras, conhece bem.

Neste sábado, às 19h, contra o arquirrival, pelo Campeonato Brasileiro, Vítor vive um dilema. Com um elenco com média de idade alta entre seus protagonistas, e um jogo importante na terça-feira, contra o Boca Juniors (ARG), pela Libertadores, seria melhor poupar as principais peças no Nacional? Ou melhor escalar time completo para tentar se manter na ponta da tabela e tentar vencer o primeiro clássico do ano?

Pereira já se mostrou um estudioso da história alvinegra. Sabe, portanto, que vencer o Palmeiras é uma conquista à parte, com peso para impulsionar o time, com uma boa vitória, ou tumultuar o clima e dificultar o trabalho, com uma derrota, dependendo das circunstâncias.

Por outro lado, o Corinthians tem situação longe do confortável na Libertadores. Por conta do saldo de gols, o clube é hoje o lanterna de seu grupo no continental, no qual todos os times têm três pontos, com uma vitória e uma derrota em dois jogos.

Num grupo tão parelho, perder pontos em casa, ainda que para o Boca Juniors virou algo proibido. Em especial após a inesperada derrota por 2 a 0 ante o Always Ready (BOL), na estreia.

Tendência é retorno de titulares

Embora o Corinthians não tenha divulgado os jogadores relacionados para o clássico, a tendência é que muitos atletas poupados contra a Portuguesa-RJ, na quarta-feira (20), pela Copa do Brasil, voltem a campo. Da partida disputada em Londrina, por opção da Portuguesa-RJ, até o goleiro Cássio acabou poupado, dando lugar a Ivan. A linha de frente teve Mosquito, Adson e Jô.

Contra o Palmeiras, Renato Augusto, Willian e Paulinho são voltas praticamente garantidas, ainda que o polivalente Gustavo Mantuan também peça espaço. No comando do ataque, Junior Moraes pode ser acionado no lugar de Roger Guedes, que vem de grande jogo contra o Avaí, no final de semana passado. Fato é que Vítor Pereira conta com diversas opções do meio-campo para a frente, com sobreposição de peças que adicionam mistério à possível formação.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORINTHIANS

Local e Horário: Arena Barueri, em Barueri, às 19h (Horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael Alves e Michael Estanislau ambos do RS
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiros (RN)

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira

Corinthians: Cássio, Fagner, João Vitor, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz (Mantuan), Maycon, Paulinho e Renato Augusto; Róger Guedes (Júnior Moraes) e Willian. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians