Topo

Brasileirão - 2022

São Paulo busca empate com Bragantino após sofrer gol no primeiro minuto

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/04/2022 18h25

O Red Bull Bragantino precisou de apenas um minuto para complicar a vida do São Paulo hoje (23), no estádio Nabi Abi Chedid, pela terceira rodada do Brasileirão. A equipe de Maurício Barbieri abriu o placar muito rápido com Alerrandro e passou a se fechar para segurar a vitória. Deu certo até a metade do segundo tempo, quando Éder, com apenas cinco minutos em campo, balançou as redes e garantiu o empate por 1 a 1.

Preocupado com o calendário apertado, o técnico Maurício Barbieri escalou apenas o goleiro Cleiton, o lateral Aderlan e o volante Jadsom da equipe que costuma ser a titular do Red Bull Bragantino. Já o São Paulo foi a campo sem desfalques, mas com as entradas de Patrick, Andrés Colorado e Nikão entre os titulares.

O resultado deixa as duas equipes ainda próximas na tabela. O Red Bull Bragantino está com cinco pontos, na terceira colocação, enquanto o São Paulo somou seu quarto ponto, ficando, momentaneamente, em quinto.

Live do São Paulo

O que vem agora

As duas equipes voltam as suas atenções para os torneios continentais. Já na terça-feira (26), o Red Bull Bragantino vai à Argentina enfrentar o Estudiantes, pela fase de grupos da Libertadores. Dois dias depois, o São Paulo viaja para a Bolívia, onde enfrentará o Jorge Wilstermann, pela Copa Sul-Americana.

O melhor: Éder

A entrada do atacante mudou a história da partida. Foram dele as três principais jogadas do São Paulo no segundo tempo, sendo uma delas o gol de empate. Éder ainda acertou a trave de Cleiton e, por muito pouco, não garantiu a virada são-paulina minutos depois, em jogada que terminou em falta sobre o goleiro do Bragantino.

O pior: Léo

A estratégia de Rogério Ceni com Léo não funcionou diante do Red Bull Bragantino. Escalado dessa vez como lateral-esquerdo, ele não conseguiu ajudar Patrick nas jogadas de ataque por aquele lado. Tão logo entrou no lugar do companheiro, Welington apareceu no fundo para dar assistência para o gol de Éder.

Cronologia do jogo

O Red Bull Bragantino precisou de apenas um minuto de partida para abrir o placar sobre o São Paulo, com Alerrandro. Depois disso, a equipe da casa decidiu se fechar e deixar a bola com o adversário.

Apesar de criar boas chances, o São Paulo parou na falta de velocidade do ataque e nos erros de finalização de seus jogadores. A mudança veio apenas na metade do segundo tempo, quando Rogério Ceni fez três trocas ao mesmo tempo.

Welington, Alisson e Éder entraram e participaram do gol de empate do São Paulo, aos 24 minutos. Na parte final, Éder ainda teve outra chance clara, ao receber passe de Igor Gomes e acertar a trave do Red Bull Bragantino.

Ceni põe time mais alto, mas Bragantino faz de bola aérea

O São Paulo foi para campo com uma escalação inédita na temporada. De acordo com o técnico Rogério Ceni antes da partida, as entradas do zagueiro Arboleda (1,87m) e do volante Andrés Colorado (1,93m) tinham como objetivo aumentar a estatura da equipe tricolor diante de um adversário conhecido por sua força na jogada aérea.

Mas logo no primeiro minuto, o plano de Rogério Ceni sofreu um baque. Depois de cobrança de escanteio e desvio na primeira trave, Miguel mandou para o gol e Jandrei espalmou. No rebote, Alerrandro abriu o placar para o Red Bull Bragantino.

O lance foi a única bola aérea ofensiva vencida pelos donos da casa no primeiro tempo, mas suficiente para mudar toda a história do jogo. Com apenas três titulares em campo por causa do calendário apertado, o Bragantino se fechou depois de abrir o placar e conseguiu controlar as ações do São Paulo antes do intervalo.

São Paulo domina após gol, mas para em Cleiton

O gol rápido colocou o Red Bull Bragantino em uma posição confortável na partida. A equipe de Maurício Barbieri passou a apostar na marcação e deixou a bola com o São Paulo. A estratégia deu certo por detalhes. O time tricolor teve três chances claras de buscar o empate, mas não conseguiu colocar a bola na rede.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, Patrick achou Calleri dentro da área. O argentino dominou, mas bateu fraco, para a fácil defesa de Cleiton. O camisa 9 teria mais uma chance três minutos depois, quando o Bragantino saiu jogando errado, Rafinha encontrou Nikão, que passou para Calleri. O atacante venceu a marcação, mas chutou mais uma vez para a defesa do goleiro da casa.

A melhor chance, no entanto, veio logo no segundo minuto da etapa final. Depois de um corta-luz de Igor Gomes, Nikão cruzou para a área e Rodrigo Nestor apareceu entre os zagueiros para chutar. Cleiton defendeu, mas deu rebote nos pés do meia são-paulino, que tentou uma nova finalização, mas para fora. Dentro da área, Calleri ficou pedindo o passe que não veio.

Substituições de Ceni buscam o empate

A falta de gols fez com que Rogério Ceni fizesse três substituições ao mesmo tempo, aos 19 minutos do segundo tempo. Saíram Léo, Patrick e Andrés Colorado para as entradas de Welington, Alisson e Éder. E os três participaram do empate são-paulino.

Cinco minutos depois, Alisson abriu para Welington na esquerda. O lateral cruzou para a área e Éder superou a marcação para cabecear no lado oposto do gol. A bola subiu e morreu no fundo das redes de Cleiton, que apenas acompanhou o empate.

A nova postura manteve o São Paulo firme em busca do segundo gol. E ele quase veio aos 39 minutos do segundo tempo. Igor Gomes tocou em profundidade para Éder, que chutou na saída de Cleiton. A bola bateu na trave.

Rogério Ceni é expulso

O São Paulo ficou sem seu treinador nos minutos finais da partida. Rogério Ceni levou um cartão amarelo aos 43 minutos do segundo tempo, depois de ficar incomodado com a decisão do árbitro Bruno Arleu de Araújo de mostrar a advertência para Éder após uma chance de gol do Tricolor.

Poucos minutos depois, Rogério Ceni se dirigiu ao delegado da partida e começou a apontar para o quarto árbitro. Na sequência, Bruno Arleu de Araújo mostrou o cartão vermelho para o treinador são-paulino, que deixou o campo muito irritado.

FICHA TÉCNICA
Red Bull Bragantino 1 x 1 São Paulo

Competição: Brasileirão (3ª rodada)
Data e hora: 23 de abril de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Alerrandro (1'/1ºT), para o Red Bull Bragantino; Éder (24'/2ºT), para o São Paulo
Cartões amarelos: Aderlan, Léo Realpe, Ramon, Hyoran e Carlos Eduardo, pelo Red Bull Bragantino; Diego Costa, Éder e Rogério Ceni, pelo São Paulo
Cartões vermelhos: Rogério Ceni, pelo São Paulo

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Realpe, Kevin Lomonaco, Ramon; Jadsom (Léo Ortiz), Weverson (Eric Ramires), Miguel (Hyoran); Tubarão (Helinho), Alerrandro (Ytalo) e Carlos Eduardo. Técnico: Maurício Barbieri.

São Paulo: Jandrei; Rafinha, Arboleda, Diego Costa, Léo (Welington); Andrés Colorado (Éder), Igor Gomes, Rodrigo Nestor (Pablo Maia), Patrick (Alisson); Nikão (Rigoni) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.