Sem Jailson, Palmeiras perde seu 4º volante: Quais as opções de reposição?
O enxuto elenco do Palmeiras ficou ainda menor com a ruptura de ligamento cruzado do joelho direito do volante Jailson, no domingo (24). O atleta será operado nesta segunda (25). E, agora, o clube tem apenas 22 jogadores do elenco profissional à disposição de Abel Ferreira, sendo três deles goleiros. Isso porque Luan segue em recuperação de lesão no joelho, e Deyverson não será mais relacionado até o fim de seu contrato em junho.
É improvável que Jailson consiga jogar antes de novembro. E como esta temporada será mais curta, por causa da Copa do Mundo —acabando em outubro—, é seguro dizer que ele não deve mais jogar neste ano. E talvez não tenha seu contrato, que também se encerra nesta temporada, renovado.
Mas quais as opções alviverdes para tentar diminuir o impacto da lesão de Jailson até julho, quando se abre a janela de transferências no Brasil? Há algumas dentro do clube, e até mesmo no elenco. Mas todas demandam um pouco de mudança de pensamento da comissão técnica e um tanto de ousadia.
Nova chance para Gabriel Menino e garotos da base
O setor dos volantes é um dos menos numerosos no elenco. Jailson já chegou ao clube justamente para tapar o buraco deixado pelas saídas de Felipe Melo e Danilo Barbosa ao fim da temporada 2021. E na última janela de transferências, o Palmeiras ainda negociou Patrick de Paula com o Botafogo.
Atualmente, o Palmeiras tem apenas Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Atuesta aptos para o setor. Destes, só Danilo atua com mais frequência como cabeça de área/ primeiro volante. A posição comumente chamada no meio do futebol de "camisa 5". Que Jailson, aliás, também desempenhava.
O trunfo pode estar em Gabriel Menino. O jogador já jogou como cabeça de área no sub-20 e pode ser chamado a substituir Danilo em uma eventualidade. O problema é o futebol há tempos pouco convincente do camisa 25. Menino foi peça fundamental de Abel em 2020, mas entre lesões, convocações e atuações apenas razoáveis, foi perdendo espaço com o técnico. Que nunca o escalou como primeiro volante.
Da base, o principal nome é Pedro Bicalho. Capitão do time que conquistou a Copa São Paulo em janeiro, Bicalho já estourou o limite de idade para o Sub-20 e vem sendo relacionado por Abel em alguns jogos. Fabinho, outro que também conquistou a Copinha como titular, é mais uma opção entre as crias que o técnico pode usar.
Para quem já tinha um elenco diminuto para um calendário maluco, perder Jailson é mais uma punhalada nos planos. Mais do que nunca, a diretoria vai ter de se mexer e adicionar um volante à lista de desejos, que já conta com um centroavante e um meia de criação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.