Topo

Imprensa argentina reclama de "jogo brusco" do Corinthians contra o Boca

Confusão dentro de campo entre os jogadores do Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores - Ettore Chiereguini/AGIF
Confusão dentro de campo entre os jogadores do Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL

27/04/2022 12h47

Quando brasileiros e argentinos se enfrentam na Libertadores, a expectativa é sempre de um jogo de temperatura alta. Assim foi a vitória do Corinthians sobre o Boca Juniors na Neo Química Arena ontem (27). Com nove cartões amarelos distribuídos no jogo, a imprensa argentina protestou contra o que chamou de "jogo brusco" e "no limite" por parte do Corinthians.

"Em muitos casos, no limite do regulamento e com várias faltas que geraram protestos dos liderados por Sebastián Battaglia, que exigiu mais cartões do árbitro Andrés Matonte e até um vermelho por uma chapinha", diz a matéria do principal jornal argentino.

Pelo lado alvinegro, foram cinco amarelados: Raul, João Victor, Fagner, Du Queiroz e Renato Augusto. O cartão do camisa 8 em especial gerou revolta na matéria publicada pelo jornal "Olé", que escreveu que a entrada poderia ter sido para expulsão. "Renato Augusto foi ao chão, levantou a perna direita e acertou com as travas da chuteira o peruano Carlos Zambrano, que ficou caído no campo de jogo. Embora todo o Boca tenha ido com tudo para cima do árbitro, ele mal sancionou a infração com um cartão amarelo", escreveu o periódico.

Ao todo foram 27 faltas apitadas na partida, 17 cometidas pelo Corinthians e 10 pelos xeneizes. Foi o maior número de faltas do Timão nesta Libertadores. Com vários "bolinhos" ao longo do jogo, o tempo fechou mesmo entre João Victor e Benedetto, gerando a principal confusão do confronto, com todos os 22 jogadores em volta.

Para o Boca Juniors, foram mostrados quatro amarelos pelo árbitro uruguaio Andrés Matonte: Medina, Fabra, Aranda e Benedetto. A matéria não cita, mas a torcida corinthiana protestou muito pedindo o segundo amarelo para o camisa 9 argentino, após entrada com uma "voadora" em João Victor. A Fiel pressionou pelo vermelho, mas o árbitro deixou seguir. A fase de grupos da Libertadores 2022 não tem arbitragem de vídeo.

O Corinthians aguarda o encerramento do "1º turno" para confirmar a liderança do grupo E e volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira (04/05) contra o Deportivo Cali, na Colômbia. Antes, recebe o Fortaleza pela 4º rodada do Campeonato Brasileiro.