Quanto o Inter pagou por 'Alemãodowski', novo xodó da torcida?
Alexandre Alemão é o novo xodó da torcida do Inter. E não é para menos, o atacante de 24 anos marcou três gols nos três últimos jogos que disputou com a camisa vermelha. Tem apenas 183 minutos em campo e já decidiu as partidas contra Fortaleza, Fluminense e Independiente Medellín, ontem (26), com vitória por 1 a 0. Em um mundo de transações milionárias e muito glamour, o negócio que levou o centroavante titular de Mano Menezes ao Beira-Rio é exatamente o contrário. Não custou nada.
Alemão não era um jogador de carreira lá tão promissora no futebol de Santa Catarina. O interesse do Inter foi interpretado com certa surpresa e até desconfiança no início das conversas. O jogador tinha, até então, passagens por Metropolitano, Criciúma, Kyoto Sanga-JAP, Fluminense-SC e Juventus-SC, e pertencia ao Avaí.
Um dos fatores que motivou a investida foi o bom Campeonato Gaúcho que ele fez emprestado ao Novo Hamburgo. Foram dois gols e três assistências em sete compromissos.
Curiosamente, quem conduziu a transação representando a equipe catarinense foi o atual executivo de futebol do Inter, William Thomas, que exercia a mesma função no Avaí antes de se acertar com o Inter. Como ele não seria aproveitado no clube de Florianópolis, o acordo ocorreu rapidamente.
Pelo lado do Inter, a negociação foi iniciada pelo então executivo de futebol, Paulo Bracks, ainda no início de março. A avaliação foi responsabilidade do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) e todos concordaram em seguir na busca pelo atleta.
Para ter Alemão, o Inter ofereceu ao clube dono dos direitos do atleta duas contrapartidas. A primeira foi permanecer com 30% dos direitos econômicos dele. A segunda foi ceder dois jogadores emprestados para completar o pagamento. O acordo foi prontamente aceito. Ou seja, o Colorado não investiu nenhuma quantia em dinheiro.
O Avaí pediu três jogadores do elenco do Inter por empréstimo: Matheus Cadorini, Lucas Ramos e Caio Vidal. O problema é que nenhum deles aceitou se transferir, deixando esta fatia do pagamento por Alemão ainda pendente.
Ele rescindiu contrato com o time catarinense e firmou vínculo com o Inter até o fim de 2023. O que aconteceu depois disso, todos os colorados já sabem. Três gols decisivos e o topo das expectativas entre os torcedores. Alemão nem mais é chamado de Alexandre, virou Alemãodowski, em alusão a Robert Lewandowski, do Bayern de Munique.
"Eu jogo como centroavante há menos de três anos. Na minha carreira, sempre trabalhei muito. Desde que mudei de posição [antes era ponta], trabalhei ainda mais porque sei que a vida de centroavante é o gol, a assistência. Para decidir, tem que ter calma na frente. Eu sempre trabalhei e pedi muito a Deus para que este momento chegasse. O Inter é o time da minha família, sempre torcemos muito, e é um sonho que está se tornando realidade", disse.
Expectativa alta, alerta ligado
O técnico Mano Menezes aproveitou sua entrevista coletiva para falar sobre Alexandre Alemão. Segundo o treinador, é correto ter cuidado com a expectativa criada a partir dos bons jogos.
"A pressão em um clube grande não passa nunca. Ganhando os jogos em sequência, vamos para as primeiras posições e a pressão será outra. Nós sabemos que será assim e aceitamos isso. Vamos cuidar com a expectativa, e isso vale para o Alemão. Com a sequência positiva, no próximo jogo todos estarão esperando que ele decida a partida, e terá jogos em que isso não será possível. Mesmo assim ele será importante no processo. Acredito muito em trabalho, em treinamento", explicou o treinador.
"A filosofia que o Inter está introduzindo acredita também. Sempre que se trabalha bem, os jogadores crescem muito em dois, três anos. É uma chance de ouro para ele e para os demais jovens. O que eu quero é dar tranquilidade para que todos os jogadores possam se desenvolver. Todos serão importantes na campanha do Inter", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.