Vantagem e alívio: o que está em jogo para São Paulo na altitude boliviana
O São Paulo entra em campo na noite desta quinta-feira (28), para enfrentar o Jorge Wilstermann, na Bolívia, com dois objetivos: encaminhar a classificação na Copa Sul-Americana e ajudar o técnico Rogério Ceni a rodar o elenco ao longo do ano em meio a um calendário cheio até novembro. A partida será disputada em Cochabamba, cidade localizada a uma altitude de 2.500 metros.
Com duas vitórias em dois jogos, a equipe pode saltar para nove pontos em caso de triunfo fora de casa, abrindo cinco pontos de vantagem para o Everton, do Chile, segundo colocado na chave. Lembrando que só o líder avança para a fase de mata-mata da competição. Nessas condições, Ceni poderá repetir a estratégia usada nas duas primeiras rodadas, quando rodou os titulares e escalou um time alternativo ao que utiliza no Campeonato Brasileiro.
Dessa forma, a vitória na Bolívia dará ao treinador a oportunidade de priorizar no curto prazo o Brasileirão e a Copa do Brasil. A tabela da Sul-Americana também ajuda, já que no returno o time fará dois terá dois jogos no Morumbi, o que permite que Ceni possa rodar ainda mais o elenco. A única partida fora de casa será para o Chile, onde a equipe enfrentará o Everton.
Embora tenha vencido o Ayacucho, no Peru, na estreia da Sul-Americana, o desempenho da equipe fora de casa recentemente preocupa. Nos últimos dez jogos longe de seus domínios, o Tricolor tem cinco vitórias. Mas entre eles tem o empate sem gols com a Campinense pela Copa do Brasil. Além disso, tem a derrota para o Palmeiras na final do Paulista e o revés para o Flamengo no Campeonato Brasileiro, onde a equipe foi presa fácil para os adversários.
O ponto positivo é que nos dois últimos jogos fora de casa, a equipe mostrou poder de reação. Depois de estar perdendo por 2 a 0 para o Juventude, pela Copa do Brasil, o time empatou nos acréscimos. Contra o Red Bull Bragantino, no último sábado, pelo Brasileirão, novamente o time de Ceni saiu atrás no placar e buscou o empate no segundo tempo, no jogo que terminou em 1 a 1.
O adversário desta noite vem de uma sequência indigesta sem vitórias, com três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos. Na Copa Sul-Americana, a situação do Jorge Wilstermann não é muito diferente. Com apenas um ponto em dois jogos, a equipe boliviana é a lanterna no grupo.
FICHA TÉCNICA
JORGE WILSTERMANN x SÃO PAULO
Data: 28 de abril de 2022, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Competição: Copa Sul-Americana (3ª rodada do Grupo D)
Local: Estádio Félix Capriles, em Cochabamba (BOL)
Árbitro: Carlos Ortega (COL)
Assistentes: Jhon Leon (COL) e Dionizio Ruiz (COL)
JORGE WILSTERMANN: Bruno Poveda; Ramiro Ballivián, Santiago Echeverría, Maximiliano Ortiz e Robson Dos Santos; Cristián Machado, José Vargas e Cristián Chávez; Serginho, César Menacho e Andrés Chávez. Técnico: Sergio Migiliaccio
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Luan, Pablo Maia, Talles Costa e Nikão; Rigoni e Luciano. Técnico: Rogério Ceni
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.