Topo

Corinthians

Vítor Pereira intensifica uso da base e fortalece garotos do Corinthians

Jogadores do Corinthians --todos formados na base do clube-- festejam gol anotado em cima do Boca Juniors  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Jogadores do Corinthians --todos formados na base do clube-- festejam gol anotado em cima do Boca Juniors Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

29/04/2022 04h00

Contratado pelo Corinthians até o fim desta temporada, o português Vítor Pereira tem utilizado parte considerável de seu tempo e energia no clube do Parque São Jorge em formar uma equipe equilibrada entre os atletas mais experientes do elenco e os garotos vindos das categorias de base. O volante Du Queiroz, o zagueiro João Victor e o meia-atacante Adson são os 'queridinhos' do português, que tem dado chance a todos os jovens jogadores do Alvinegro.

Segundo o site oficial do Corinthians, o atual elenco conta com 32 nomes, sendo 15 deles formados no próprio clube. Desde que chegou ao Brasil, Vítor Pereira apenas não colocou em campo o goleiro Guilherme Pezão —atualmente o quarto nome na linha de sucessão ao titular Cássio— e o meia-atacante Ruan Oliveira, que ainda não está completamente reintegrado ao elenco após se recuperar da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Portanto, na prática, a comissão técnica colocou em campo todos os nomes da base que compõem o grupo do Corinthians e que estavam à disposição. Os destaques ficam por conta de Du Queiroz, utilizado em 12 dos 13 jogos de Vítor Pereira no Timão, do zagueiro João Victor e do meia-atacante Adson, presentes em 11 partidas. Na sequência da lista aparecem Lucas Piton e Gustavo Mantuan — cada um com 10 aparições em campo com a comissão portuguesa.

O entendimento do treinador é de que, no longo prazo, o Corinthians apenas brigará por títulos caso os nomes mais jovens do elenco adquiram o mesmo nível técnico de atletas como Renato Augusto, Willian e Fagner. Por isso, diariamente Vítor Pereira impõe novos desafios aos garotos e nunca deixa de colocar algum aspecto tático nos treinamentos.

"Não temos outro caminho, a única possibilidade de o Corinthians ser competitivo é subir o nível dos jovens. Se não subirem o nível, não adquirirem a tranquilidade, ficamos curtos para ser competitivos", externou o treinador após o empate com a Portuguesa-RJ pela Copa do Brasil.

Além disso, para elevar o nível técnico e ter o máximo de opções possíveis dentro do clube, o português cultiva o hábito de também trabalhar com atletas do sub-20. Inclusive, recentemente promoveu as estreias no time profissional do zagueiro Robert Renan, e dos atacantes Giovane e Wesley — este ainda membro da equipe sub-17 do Timão.

A prática tem surtido efeito, basta levantar a última partida do Corinthians na temporada — contra o Boca Junior, na última terça (26), pela Copa Libertadores. Entre os titulares, oito atletas foram formados na base: Fagner, João Victor, Raul Gustavo, Du Queiroz, Maycon, Adson, Willian e Jô. Ainda houve espaço para Gustavo Mantuan no segundo tempo.

Os nomes da base mais utilizados por Vítor Pereira*:

12 jogos

Du Queiroz (808 minutos)

11 jogos

João Victor (913 minutos)

Adson (463 minutos)

10 jogos

Lucas Piton (707 minutos)

Gustavo Mantuan (448 minutos)

6 jogos

Raul Gustavo (540 minutos)

4 jogos

Roni (209 minutos)

3 jogos

Giovane (87 minutos)

1 jogo

Robert Renan (90 minutos)

Xavier (90 minutos)

Matheus Donelli (90 minutos)

Wesley (16 minutos)

*O levantamento levou em consideração apenas os jogadores formados na base e que ainda não deixaram o clube. Portanto, Jô, Willian, Fagner e Maycon foram desconsiderados.

  • Assista ao Posse de Bola e veja comentários de Eduardo Tironi, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira sobre o Brasileirão:

Corinthians