Topo

Série B - 2022

Grêmio vence CRB com golaço de Bitello e assume liderança da Série B

Elias Manoel, novidade na escalação inicial, marcou um dos gols da vitória gremista em Porto Alegre - DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Elias Manoel, novidade na escalação inicial, marcou um dos gols da vitória gremista em Porto Alegre Imagem: DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2022 18h26Atualizada em 30/04/2022 21h05

O Grêmio assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro hoje (30). O primeiro lugar veio com a vitória por 2 a 0 diante do CRB, na Arena do Grêmio, em jogo da quinta rodada. A posição foi confirmada com o resultado de Chapecoense e Cruzeiro, em Chapecó. O time de Roger Machado fez boa jornada, com direito a golaço de Bitello e cena insólita de gols incríveis perdidos pelos dois times no mesmo gol. O confronto também marcou a estreia de Elkeson, que entrou na reta final do duelo em Porto Alegre.

Elias abriu o placar aos e Bitello ampliou pouco antes do intervalo.

O escore não diz exatamente como foi a partida - dominada pelo Grêmio do início ao fim. Mais gols não saíram por problema de pontaria e revisão do VAR também, na etapa final.

O resultado faz o Grêmio chegar a 10 pontos, mesma campanha do Bahia. Mas o primeiro lugar é garantido pelo saldo de gols. A Chapecoense entrou na rodada com oito pontos e poderia desbancar a equipe de Roger, mas com a derrota para o Cruzeiro ficou para trás.

Na próxima rodada o Grêmio visita o Cruzeiro e o CRB recebe o Sampaio Côrrea. O jogo em Belo Horizonte é no domingo (8), enquanto a partida em Maceió é na segunda-feira (9).

Quem foi bem: Elias Manoel

Novidade no time titular, camisa 18 marcou dois gols e confirmou boa fase. Decisivo contra o Operário-PR na rodada passada, atacante agregou profundidade e força ao Grêmio

Quem decepcionou: Diego Souza

Centroavante deu assistência preciosa para Elias abrir o placar, mas no segundo tempo perdeu gol incrível dentro da área. Depois, também jogou para fora bola quase de dentro da pequena área, porém lance foi anulado por impedimento.

"O gol tá zicado"

Daniel Pereira, narrador do Premiere, definiu assim o cenário insólito vivido no estádio. O mesmo gol passou sem ter a rede balançada e em lances incríveis. Reginaldo, do CRB, chutou para fora no primeiro tempo em jogada surreal. O enredo se repetiu na etapa final, com Diego Souza duas vezes e Elias. Quando a bola finalmente cruzou a linha, o lance foi anulado pelo VAR por impedimento. "Esse gol tá zicado! Tá bugado! Não pode ser?", brincou Pereira ao longo da transmissão.

Gramado de "ressaca" após show

A apresentação da banda Kiss deixou marcas no gramado da Arena do Grêmio. Literalmente. A grama teve coloração diferente e chamou atenção antes e durante a partida. Os dois times, no entanto, não chegaram a citar problemas com o solo.

Grêmio domina e cria com velocidade e força

A escalação mudou pouco, mas o desempenho gremista deu um salto. O time dominou o CRB com a posse da bola e abriu o placar ao criar jogada. Investindo pesado no lado esquerdo, o Grêmio teve ritmo intenso e mais gente dentro da área para ser agudo.

Gabriel Teixeira e Elias fizeram o time ser mais dominante. Diego Souza chegou a atuar mais recuado, enquanto Bitello ditou o ritmo do meio-campo. Não à toa, Elias abriu o placar ao receber de Diego Souza. E Bitello ampliou em bonito chute de fora da área. Em comum, o fato de as duas finalizações terem sido de primeira.

CRB assusta em bola parada

O time de Marcelo Cabo viveu o melhor momento na partida entre os 25 e 40 minutos do primeiro tempo. No momento em que o Grêmio diminuiu o ritmo, deu mais espaços e viu o CRB investir na bola aérea. Em cobrança de falta, Gum desviou de cabeça e obrigou Brenno a fazer a grande intervenção de toda a partida. De resto, o goleiro gremista não foi acossado.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CRB

Data e hora: 30/04/2022 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 17.739 pessoas (16.394 pagantes)
Renda: R$ 633.555,00
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Yago (CRB)
Cartão vermelho: Nicolas (GRE)
Gols: Elias Manoel, aos 14 minutos do primeiro tempo, Bitello, aos 41 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva), Bitello (Diogo Barbosa), Elias Manoel (Campaz), Gabriel Teixeira (Janderson) e Diego Souza (Elkeson)
Técnico: Roger Machado

CRB: Diogo Silva; Raul Prata (Vico), Gum, Iago Mendonça e Guilherme Romão; Marthã Fernando (Walace), Yago, Reginaldo, Richard (Negueba), Gustavo Apis (Fabinho); Anselmo Ramon
Técnico: Marcelo Cabo