Intensidade e saída de bola: por que Paulinho perdeu espaço no Corinthians
Principal contratação do Corinthians para esta temporada, o volante Paulinho recentemente perdeu a condição de titular no meio de campo sob o comando de Vítor Pereira. Embora seja um dos nomes mais utilizados do elenco ao longo desta temporada, o camisa 15 caiu de rendimento e perdeu espaço para Du Queiroz e Maycon no meio-campo.
A explicação para a ida de Paulinho ao banco de reservas tem relação direta com a intensidade apresentada nos jogos e sessões de treinamento no CT Joaquim Grava. O experiente meio-campista, de 33 anos, tem seu estilo de jogo caracterizado pela facilidade nas jogadas de bola aérea e pela capacidade de infiltrar a área adversária para finalizar.
Apesar dos atributos que o fizeram ser ídolo do Corinthians e também disputar duas Copas do Mundo, o entendimento interno é de que Paulinho tem dificuldades para entregar o mesmo nível de intensidade durante os 90 minutos. Seu posicionamento mais ofensivo por vezes deixa o primeiro homem do meio de campo exposto na marcação, o que gera um efeito cascata nas subidas dos laterais.
Outro fator determinante para a ida de Paulinho ao banco de reservas é a transição da defesa para o ataque e a qualidade na saída de bola. Embora tenha estatísticas expressivas nos passes — com uma taxa de 90% de acerto neste fundamento —, o camisa 15 do Timão não é um organizador e muito pouco contribui nesta etapa do jogo coletivo da equipe.
O contexto fez com que Vítor Pereira e seus auxiliares optassem em deixá-lo na reserva nas partidas da Copa Libertadores, quando o Corinthians entra em campo com seu time principal. Nos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, como os jogos com Palmeiras e também o deste domingo (1º), diante do Fortaleza, o experiente volante ganha espaço entre os titulares.
A saga de Paulinho para retomar o espaço talvez seja mais árdua do que o esperado. Afinal, na última apresentação do Alvinegro, contra o Boca Juniors, na Neo Química Arena, os destaques da equipe foram justamente seus dois concorrentes no meio de campo: Du Queiroz e Maycon (autor dos dois gols sobre o argentinos), que ainda levam vantagem pela pouca idade e vigor físico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.