Topo

Inglês - 2021/2022

Liverpool freia boa fase do Newcastle, vence e joga pressão para o City

Naby Keita comemora gol do Liverpool sobre o Newcastle em jogo do Campeonato Inglês - Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images
Naby Keita comemora gol do Liverpool sobre o Newcastle em jogo do Campeonato Inglês Imagem: Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2022 10h23

A ótima fase do Liverpool foi colocada à prova hoje (30) no Campeonato Inglês, fora de casa, diante do Newcastle, que vinha de seis vitórias seguidas como mandante. Os comandados de Jurgen Klopp passaram com louvor em mais um teste, venceram por 1 a 0 com gol de Naby Keita, e continuam firmes na briga pelo título da competição nacional.

Com a vitória, o Liverpool assumiu a liderança provisória do Campeonato Inglês, com 82 pontos em 34 jogos. O time comandado por Jurgen Klopp depende do resultado do Manchester City, que joga ainda hoje, para confirmar ou não a situação. O Newcastle, por sua vez, parou nos 43 pontos, após 35 partidas disputadas. A equipe alvinegra é a nona colocada na competição e pode perder posições com o complemento da rodada.

Em uma partida muito equilibrada, o Liverpool teve poucas chances no primeiro tempo, mas foi efetivo. Naby Keita abriu o placar aos 19 minutos, após boa tabela com Diogo Jota. Depois de começar mais atrás na segunda etapa, os visitantes melhoraram com as entradas de Salah, Fabinho e Thiago, mas pararam no goleiro Dubravka, que fez ótimas defesas e segurou o placar mínimo até o fim.

O Liverpool volta a jogar pelo Campeonato Inglês no próximo sábado (7), às 15h45 (de Brasília), quando recebe o Tottenham. Já o Newcastle tem mais um duelo que pode ser decisivo para a competição na rodada 36, quando visita o Manchester City. A partida está marcada para domingo (8), às 12h30 (de Brasília).

Antes do Campeonato Inglês, o Liverpool volta as atenções para a Liga dos Campeões da Europa. Após vencer o Villarreal por 2 a 0 no jogo de ida das semifinais da competição, a equipe inglesa viaja à Espanha para o jogo de volta, podendo perder por até um gol de diferença. A partida está marcada para a próxima terça-feira (3), às 16h (de Brasília).

Equilíbrio e Liverpool na frente

Aos 19 minutos de jogo, Milner recuperou a bola no campo de ataque. Na sequência, Henderson dominou e abriu a jogada com Naby Keita. O meio-campista achou Diogo Jota dentro da área e correu para a tabela. O português fez bem o pivô e devolveu para o camisa oito, que ameaçou o chute, enganou a defesa e bateu forte para abrir o placar.

Jogadores e torcedores do Newcastle reclamaram muito do gol do Liverpool, pedindo falta no início do lance, quando Milner desarmou Schar. O suíço ficou caído no gramado por algum tempo, mas o árbitro não marcou nada e nem foi chamado pelo VAR.

gol keita - Reprodução/Twitter/@LFC - Reprodução/Twitter/@LFC
Naby Keita abriu o placar para o Liverpool contra o Newcastle, pelo Campeonato Inglês
Imagem: Reprodução/Twitter/@LFC

Em um jogo muito equilibrado, o Newcastle só conseguiu assustar aos 38 minutos de jogo. Almirón recebeu bom passe em profundidade, se livrou de Alisson com alguma dificuldade, acertou o corpo e mandou para as redes. No entanto, o árbitro invalidou o lance, já que o atacante paraguaio estava impedido.

A resposta do Liverpool veio dois minutos depois, com Diogo Jota. Após cruzamento de Henderson, o português cabeceou bem e obrigou Dubravka a fazer uma grande defesa.

Titulares do Liverpool entram e aceleram o jogo

Com a diferença de que os anfitriões tomaram mais a iniciativa, a segunda etapa seguiu no mesmo ritmo do primeiro tempo, com muito equilíbrio e poucas chances de gol. As defesas, via de regra, levavam vantagem nos principais lances, com as equipes apostando bastante na bola aérea.

Aos 17 minutos, então, o Liverpool apostou na mesma jogada em que obteve sucesso no primeiro tempo. Desta vez, Mané recebeu com liberdade pelo meio e tabelou com Joe Gomez. Ele recebeu de volta na grande área e finalizou de primeira, mas a bola saiu por pouco.

bruno guimarães - Stu Forster/Getty Images - Stu Forster/Getty Images
Bruno Guimarães disputa bola com James Milner em Newcastle x Liverpool pelo Campeonato Inglês
Imagem: Stu Forster/Getty Images

Com o jogo travado, Klopp decidiu mexer no time. Salah, Fabinho e Thiago Alcântara, titulares na Liga dos Campeões, entraram em campo - não ao mesmo tempo - e aceleraram o ritmo dos visitantes no jogo. Não demorou muito para que o Liverpool encontrasse mais espaços na defesa adversária, desequilibrando o jogo.

Dubravka fez, pelo menos, quatro boas defesas em chutes de Diogo Jota - cara a cara -, Salah e Luis Díaz. O goleiro do Newcastle garantiu que a derrota não fosse por um placar mais elástico.

Ficha técnica

Newcastle 0 x 1 Liverpool

Torneio: Campeonato Inglês

Data: 30 de abril de 2022

Local: Estádio St. James Park, em Newcastle

Horário: 8h30 (de Brasília)

Gols: Naby Keita, aos 19 minutos do 1º tempo

Newcastle: Dúbravka; Krafth (Murphy), Schar (Lascelles), Burn e Targett; Bruno Guimarães, Shelvey, Willock (Wood) e Joelinton; Almirón e Saint-Maximin. Técnico: Eddie Howe

Liverpool: Alisson; Gomez, Matip, van Dijk e Robertson; Naby Keita, Henderson (Fabinho) e Milner (Thiago Alcântara); Mané (Salah), Luis Díaz e Diogo Jota. Técnico: Jurgen Klopp