Topo

Liverpool

Luis Díaz: quem é o queridinho de Klopp que já foi rejeitado pelo Flamengo

Colombiano de 25 anos chegou no início do ano ao Liverpool e vem se destacando quando acionado - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Colombiano de 25 anos chegou no início do ano ao Liverpool e vem se destacando quando acionado Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 19h35

Até então desconhecido de muitos no Brasil, o colombiano Luis Díaz chegou ao Liverpool em janeiro e vem, aos poucos, pedindo passagem por uma vaga fixa de titular no ataque do time de Jurgen Klopp.

Exemplo disto ocorreu na tarde de hoje: o ponta de 25 anos saiu do banco de reservas e marcou um dos gols da vitória inglesa sobre o Villarreal por 3 a 2, em jogo disputado na tarde de hoje e válido pela semifinal da Champions League.

O recente nível de atuação de Díaz, no entanto, não surpreende Klopp. Assim que soube da contratação do jogador junto ao Porto, o treinador rasgou elogios ao colombiano e fez uma "previsão":

"Eu não poderia estar mais feliz por conseguirmos trazer Luis para o Liverpool. Trata-se de um um jogador excepcional e alguém que acompanhamos há muito tempo. Ele tem tudo o que é necessário para se encaixar em nosso caminho e se adaptar ao Campeonato Inglês, tanto física quanto mentalmente", disse ele ao site do Liverpool ainda nos primeiros dias do ano.

Dito e feito. Em dez jogos até o momento no torneio, Díaz já marcou três gols e deu outras duas assistências. O índice é similar quando falamos de Champions: em seis jogos, foram dois gols.

Mas a trajetória do colombiano vai muito além do que o mundo do futebol acompanha nos últimos meses — há, no currículo, um "não" do Flamengo. O UOL Esporte detalhou parte da carreira do ponta. Confira abaixo:

Cria de Barrancas

Díaz nasceu em janeiro de 1997 em Barrancas, pequena cidade da Colômbia já próxima da fronteira com a Venezuela.

Sem grandes perspectivas esportivas no município de cerca de 38 mil habitantes, ele se mudou ainda criança para Barranquilla, 4ª maior cidade do país e com uma população que ultrapassa a casa do milhão.

Foi na metrópole litorânea que, já em 2015, o veloz jogador se destacou na Copa Americana de Pueblos Indígenas. Seu desempenho chamou a atenção do Barranquilla FC, pequeno clube da região, que o contratou.

Neste período, o Junior Barranquilla, um dos mais tradicionais clubes da Colômbia, passou a monitorar Díaz, que deixou a modesta equipe da cidade dois anos depois para ganhar projeção nacional.

No Junior, ele não demorou para deslanchar e, em 2018, foi um dos destaques da equipe que se tornou campeã nacional. A temporada foi estrondosa para o ponta, que fez 16 gols e deu sete assistências em 59 partidas.

Luis Díaz comemora gol pelo Junior Barranquilla em partida disputada em 2018 - RAUL ARBOLEDA / AFP - RAUL ARBOLEDA / AFP
Luis Díaz comemora gol pelo Junior Barranquilla em partida disputada em 2018
Imagem: RAUL ARBOLEDA / AFP

Da América para o mundo

Como (quase) todo sul-americano que brilha em seu continente, Díaz foi observado de perto por europeus e, em julho de 2019, o Porto anunciou a contratação do colombiano.

Na época com 22 anos, o atleta, que já era convocado para a seleção de seu país, mostrou mais uma vez sua adaptabilidade: logo na primeira temporada com a nova camisa, assumiu a titularidade e, em 50 jogos, anotou 14 gols e quatro assistências pela equipe portuguesa.

O desempenho seguiu em alto nível até janeiro deste ano, quando o Liverpool entrou em cena e resolveu apostar alto, gastando cerca de R$ 300 milhões para ter o jogador.

Luis Díaz em ação pelo Porto dias antes de assinar com o Liverpool - Diogo Cardoso/DeFodi Images via Getty Images - Diogo Cardoso/DeFodi Images via Getty Images
Luis Díaz em ação pelo Porto dias antes de assinar com o Liverpool
Imagem: Diogo Cardoso/DeFodi Images via Getty Images

"Não" do Flamengo

Em 2018, quando passou a ter status de intocável no Junior, Díaz foi procurado pelo Flamengo.

Na ocasião, o atacante foi avaliado acima dos 6 milhões de euros (R$ 26 milhões, na época), o que acabou por afastar boa parte dos interessados na América do Sul, entre eles o clube carioca — o River Plate também estava em cima.

Foi no ano seguinte que surgiu o interesse do Porto, que bateu a concorrência ao pagar 7 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos do atleta. O investimento, como é possível perceber, deu lucro (e muito) aos portugueses.

Liverpool