Quem é o técnico brasileiro cotado para substituir Pochettino no PSG
O ex-volante brasileiro Thiago Motta está entre os cotados para substituir Mauricio Pochettino no cargo de técnico do PSG, segundo o jornalista Gianluca Di Marzio, caso o argentino seja demitido — o contrato dele termina em junho de 2023. Mas o que você sabe sobre Thiago Motta? Ele nasceu no Brasil, se naturalizou italiano e é ídolo da torcida do PSG.
Thiago Motta se destacou na base do Juventus-SP no fim dos anos 1990 e acabou contratado pelo Barcelona. Passou pelo time B do clube catalão até se firmar na equipe principal mais tarde. Ele deixou o Barça em 2007 após ganhar dois Campeonatos Espanhóis e uma Champions League, entre outras conquistas.
Na sequência, o volante foi para o Atlético de Madri e depois chegou ao futebol italiano, no Genoa, onde se destacou e fechou com a Inter de Milão, em 2009. Pelo clube nerazzurri, ergueu mais uma Champions, um Campeonato Italiano, além de outros títulos.
Thiago Motta desembarcou na França em 2012 e ficou no PSG até 2018, quando pendurou as chuteiras como ídolo da torcida. Na capital francesa, foi um dos símbolos do novo PSG que passou a dominar o futebol francês. O volante conquistou 18 títulos, sendo cinco do Campeonato Francês.
Naturalizado italiano, ele fez 30 jogos entre 2011 e 2016 pela seleção tetracampeã mundial, disputou a Copa do Mundo de 2014 e foi vice-campeão da Eurocopa de 2012.
Depois da aposentadoria, Thiago Motta iniciou a carreira de treinador no comando do time sub-19 do PSG, em 2018. Pouco mais de um ano depois, foi para o Genoa, mas acabou demitido após 10 jogos quando a equipe estava na lanterna do Campeonato Italiano na temporada 2019-2020.
O ex-volante voltou a ter outra oportunidade em julho de 2021, de novo no futebol italiano. Ele assumiu o Spezia e vem conseguindo manter a equipe fora da zona de rebaixamento em sua primeira temporada à frente do clube. Faltam três rodadas para o fim do campeonato. O contrato de Thiago Motta com o Spezia vai até junho de 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.