Topo

Atacante do Celta é condenado a quatro anos de prisão por abuso sexual

Santi Mina tem 26 anos e foi revelado nas categorias de base do Celta de Vigo - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Santi Mina tem 26 anos e foi revelado nas categorias de base do Celta de Vigo Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2022 08h30

O atacante Santi Mina, do Celta de Vigo, foi condenado a quatro anos de prisão por abuso sexual. O tribunal de Almería condenou o atleta espanhol por abuso de uma mulher em junho de 2017.

Mina terá que pagar uma indenização de 50 mil euros (cerca de R$ 260 mil na cotação atual) e manter distância de 500 metros da vítima por 12 anos.

Além do atacante, David Goldar, ex-jogador do Celta, também foi citado na acusação. No entanto, ele foi absolvido de qualquer crime.

A promotoria queria que Santi Mina fosse condenado por crime de agressão sexual — com oito a nove anos e meio de prisão — mas a juíza Társila Martínez absolveu o jogador.

De acordo com o artigo 80º do Código Penal da Espanha, a prisão é obrigatória para condenados cuja pena exceda dois anos. Para sentenças menores, a decisão é dos juízes.

A defesa de Santi Mina irá recorrer da decisão judicial. A defesa alega que ficou provado que a vítima consentiu a relação com o jogador.

Logo após a decisão judicial, o Celta de Vigo emitiu um comunicado dizendo que o atacante foi afastado temporariamente.

"Como resultado da decisão da Terceira Secção do Tribunal Provincial de Almería, hoje proferida, o RC Celta decidiu abrir um processo disciplinar ao jogador Santiago Mina para elucidar as suas responsabilidades laborais face a esta resolução. Por precaução, foi decidido afastar temporariamente o jogador dos treinos da equipa principal, sem prejuízo de continuar a exercer as atividades indicadas pelo clube para o efeito", diz a nota do clube espanhol.

Santi Mina foi revelado na base do Celta de Vigo e jogou nas seleções de base da Espanha. Em 2015, ele foi contratado pelo Valencia por 10 milhões de euros, mas retornou ao Celta em 2019.