Topo

OPINIÃO

Lavieri: Brasileiro é importante, mas Abel não quer risco na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 04h00

O Palmeiras voltou a golear na Libertadores e amassou o Independiente Petrolero por 5 a 0 nesta terça-feira (3), em Sucre. Ao contrário das três partidas anteriores, o Verdão deixou de lado o time misto e entrou com sua formação titular na altitude de Sucres (localizada a cerca de 2.800m acima do nível do mar). A mudança causou certa estranheza: afinal, por que Abel Ferreira resolveu escalar força máxima contra um rival que já havia levado oito gols do time misto no Allianz Parque?

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri tentaram encontrar alguma explicação para a opção de Abel Ferreira utilizar o time titular contra o Independiente Petrolero na Bolívia. Lavieri explicou sua tese para a escolha do treinador.

Para o colunista do UOL, a estratégia de Abel ao usar os titulares contra o Independiente Petrolero pode estar ligada à Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (11), o Verdão faz o duelo de volta contra a Juazeirense, após ter vencido o primeiro duelo por 2 a 1 em Barueri. Para Lavieri, o Palmeiras usaria os titulares neste jogo para reduzir os riscos de uma zebra. O uso de força máxima contra o Independiente Petrolero seria para manter o ritmo de jogo e, contra o Fluminense no domingo (8), pelo Brasileirão, a ideia seria usar um time alternativo.

"O Abel não vai abrir o jogo, mas acho que essa tese pode fazer sentido. Esse início de Brasileirão é importante. Depois que começar o mata-mata da Libertadores, com times fortes e jogos nos quais haverá cansaço físico e mental, é muito importante sair na frente no Brasileirão. Mas a vaga contra a Juazeirense na Copa do Brasil vale R$ 3 milhões, se não me engano. É muita grana para correr o risco de tropeçar como foi contra o CRB", destacou Lavieri, citando a eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil do ano passado para o time alagoano.

Klein foi cautelosa ao falar sobre esta hipótese de o Verdão se poupar no Brasileirão para usar seu time titular contra a Juazeirense. "É uma boa teoria. A única coisa que questiono é que o Palmeiras não pode deixar se desgarrar muito no Brasileirão. Esse jogo contra o Fluminense é muito importante e o Palmeiras não deveria precisar estar no ápice de sua forma para ganhar da Juazeirense. Não é mais forte do que qualquer adversário que o Palmeiras tenha enfrentado na Libertadores até agora", disse a colunista do UOL.

Para a jornalista, Abel pode ter usado o jogo contra o Independiente Petrolero para manter o ritmo de jogo dos titulares. "A Juazeirense jogou bem e o Palmeiras mal, mas não sei se seria necessário todo um estratagema para o Palmeiras estar tinindo contra a Juazeirense e arriscar perder pontos contra o Fluminense. A lógica nem sempre tem valido para o Palmeiras nesse começo de temporada. Penso se o Abel quis escalar o time titular para dar mais rodagem", analisou.

Para Klein, a dosagem para o uso de reservas e titulares ditará as próximas escalações. "Vai acontecer uma falta de entrosamento. O mistão da quarta não é o mesmo do domingo e o time começa a ficar sem ritmo. Não sei se ele vai botar esse time mais completo em campo mais vezes. O Palmeiras pegou um grupo fraco na Libertadores, mas com uma logística horrível. Pelo menos, agora o Palmeiras descansa dessas viagens e joga as próximas duas partidas em casa", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (8), logo após a partida contra o Fluminense pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.