Topo

Libertadores - 2022

Brasileiros na Libertadores: quem já se classificou e quem se complicou

Palmeiras já está matematicamente classificado para as oitavas de final da Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Palmeiras já está matematicamente classificado para as oitavas de final da Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/05/2022 04h00

Concluídas quatro rodadas da fase de grupos da Copa Libertadores, os clubes brasileiros já têm em mente o que precisam fazer para alcançar seus objetivos na competição continental. Tem quem já está garantido nas oitavas de final, tem time que está quase lá e tem também quem já praticamente deu adeus ao torneio e agora concentra suas forças para a Sul-Americana.

O UOL Esporte esclarece abaixo como está a situação de cada um dos oito times brasileiros que compõem as oito chaves da fase de grupos da Libertadores. Confira:

PALMEIRAS (Grupo A)

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, gesticula em partida contra o Independiente Petrolero, na Libertadores - Cesar Greco/ Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Com a goleada de 5 a 0 sobre o Independiente Petrolero, em Sucre, o Palmeiras foi a 12 pontos e já garantiu a sua vaga nas oitavas de final. Agora, o objetivo do time de Abel Ferreira é assegurar o primeiro lugar na classificação geral para decidir todos os mata-matas ao lado de sua torcida.

ATHLETICO (Grupo B)

Jogadores de Athletico e The Strongest disputam a bola em partida da fase de grupos da Libertadores - JORGE BERNAL / AFP - JORGE BERNAL / AFP
Imagem: JORGE BERNAL / AFP

Apesar da lanterna da chave e da goleada de 5 a 0 para o The Strongest que resultou na demissão de Fábio Carille - e consequente acerto com Felipão -, o Athletico segue dependendo apenas de suas forças para avançar na competição.

O time paranaense soma quatro pontos, contra cinco de Caracas-VEN (3º) e The Strongest-BOL (2º) e sete do Libertad-PAR (1º). A vantagem do Athletico é que faz os dois últimos jogos dentro de casa, na Arena da Baixada: dia 18, contra os paraguaios, e dia 26, diante dos venezuelanos.

BRAGANTINO (Grupo C)

Eric Ramires, do Bragantino, lamenta chance perdida durante contra o Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Imagem: Diogo Reis/AGIF

Com o empate diante do Vélez Sarsfield (4°) em casa, o Bragantino foi aos cinco pontos, se manteve na 2ª posição da chave e não conseguirá, mesmo vencendo o Estudiantes (1°) em Bragança Paulista, se classificar antecipadamente.

Depois dos argentinos, o time paulista encara o Nacional (3°) no Uruguai, em jogo que pode ser uma "final antecipada" para a equipe de Maurício Barbieri.

ATLÉTICO-MG E AMÉRICA-MG (Grupo D)

Felipe Azevedo, do América-MG, disputa bola com jogador do Atlético-MG pela Copa Libertadores - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Líder da chave com oito pontos em quatro jogos, o Atlético-MG tem sua vaga para o mata-mata bem encaminhada. Um triunfo sobre o Independiente del Valle-EQU no dia 19 de maio, no Mineirão, já coloca o Galo na próxima fase. O time ainda entra em campo contra o Tolima-COL, também no Mineirão, no dia 25. Os colombianos são os vice-líderes, com sete pontos, e os equatorianos ocupam o terceiro lugar, com cinco.

O lanterna da chave e com chances remotas de classificação para as oitavas é o América-MG, que soma apenas um ponto e ainda joga seus dois últimos jogos fora de casa: dia 18, contra o Tolima, e dia 25, contra o del Valle. A vaga para a Sul-Americana -com o terceiro lugar— aparece como opção mais viável.

CORINTHIANS (Grupo E)

Cássio após pegar pênalti batido por Teo Gutierrez, na partida entre Deportivo Cali-COL e Corinthians - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

O Timão, com o empate na Colômbia, manteve-se na liderança da chave -com sete pontos—e ficou numa situação confortável na briga por uma vaga às oitavas, já que precisa de apenas uma vitória em dois jogos. O Boca Juniors-ARG é o segundo colocado, com seis, e o Deportivo Cali-COL aparece em terceiro, com cinco. O lanterna é o Always Ready-BOL, com quatro.

O Corinthians agora tem pela frente o Boca Juniors na La Bombonera, em jogo que acontece no dia 17 de maio, uma terça-feira. O time de Vitor Pereira fecha a fase de grupos recebendo o Always Ready, na Neo Química Arena, dia 26.

FORTALEZA (Grupo F)

Fortaleza - Pedro Chaves/AGIF - Pedro Chaves/AGIF
Imagem: Pedro Chaves/AGIF

O Fortaleza ficou no empate por 1 a 1 com o River Plate em casa, mas manteve viva a chance de avançar às oitavas. Isso porque o Colo-Colo também empatou na quarta rodada, diante do Alianza Lima, no Peru, e chegou aos sete pontos —o time peruano ainda não tinha somado pontos na Libertadores. Com quatro pontos, a equipe brasileira agora precisa vencer o Alianza Lima fora de casa na quinta rodada, além de torcer por uma vitória do River sobre o Colo-Colo, em Buenos Aires.

Se isso acontecer, Fortaleza e Colo-Colo ficarão com os mesmos sete pontos. E terão uma disputa direta na sexta rodada, em Santiago. A equipe cearense pode até jogar pelo empate. Para isso, será necessário tirar quatro gols de saldo no próximo jogo. Ou seja: bastam uma vitória por 2 a 0 sobre o Alianza Lima e uma derrota pelo mesmo placar do Colo-Colo diante do River.

FLAMENGO (Grupo G)

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Arrascaeta, na partida contra o Talleres-ARG - Fotobairesarg/AGIF  - Fotobairesarg/AGIF
Imagem: Fotobairesarg/AGIF

Apesar de ainda não estar classificado matematicamente, o Fla já está com um pé e meio nas oitavas de final da Libertadores. Líder do grupo com dez pontos, o Rubro-negro precisa apenas de um empate na próxima rodada, 17 de maio, contra a Universidad Católica-CHI para avançar. E, mesmo se perder, pode assegurar a vaga se o Talleres-ARG não vencer o Sporting Cristal-PER.

O vice-líder da chave é o Talleres, com sete pontos, seguido da Universidad Católica, com quatro. O Sporting Cristal, adversário do Fla na última rodada, dia 24, no Maracanã, é o lanterna, com apenas um ponto.