Topo
OPINIÃO

Colunistas: Rodrygo merece ir para a Copa depois do que fez no Bernabéu?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/05/2022 11h42

Classificação e Jogos

Herói da classificação do Real Madrid para a sua 17ª decisão de Liga dos Campeões, Rodrygo —autor de dois gols na épica vitória sobre o Manchester City por 3 a 1, no Santiago Bernabéu— tem se mostrado cada vez mais decisivo com a camisa do time merengue, especialmente quando se trata de Champions League.

Segundo a coluna do Rafael Reis, Rodrygo, desde que deixou o Santos, há três temporadas, já balançou as redes dez vezes e deu sete passes para seus companheiros comemorarem, em 26 jogos. Em média, ele participa de 0,65 jogada de gol por partida no torneio continental.

Na atual temporada da Champions, os números aumentam. Sua média de participação em lances que mexeram com o placar é de 0,70 por partida. Além disso, ele é o vice-artilheiro da equipe na competição, com cinco gols, menos apenas que Karim Benzema, autor de 14 tentos.

A pouco mais de seis meses da Copa do Mundo do Qatar, o atacante certamente vem colocando uma pulga atrás da orelha do técnico Tite, que já chamou o menino do Real Madrid em quatro convocações. Mas e aí: Rodrygo merece ir para a Copa do Mundo depois do que fez no Santiago Bernabéu? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

Ganhou muitos pontos, sem dúvida. Mas quando Tite definir a lista final já será outra temporada na Europa. Muita coisa ainda vai acontecer e a concorrência na frente é pesada.
ANDRÉ ROCHA

Rodrygo merece uma vaga na seleção por mostrar que entra em jogo grande, com responsabilidade e não sente o peso. Em um trabalho como o de seleção, com poucos dias de convivência, esses sinais no dia a dia do clube fazem a diferença.
DANILO LAVIERI

Rodrygo merece jogar a finalíssima da Champions como titular. Por enquanto é o suficiente.
JUCA KFOURI

Eu não acredito muito em jogos pontuais como razão para levar ou não levar alguém para a Copa. Acho que o conjunto da obra é o que mais importa. Dito isso, jogos pontuais podem reforçar alguma ideia. Rodrygo tem bola e idade para estar no Mundial. O que ele fez na reta final da Champions, porém, mostra que é um cara confiável para momentos grandes, em que o time precisa dele. Tem que ir!
JULIO GOMES

Eu levaria. Sou a favor de que em toda Copa tenha um jovem promissor incluído no elenco, como Ronaldo em 94 e Kaká em 2002. Rodrygo chegaria no Qatar em patamar acima do que era Ronaldo em 1994 e Kaká em 2002, e pode efetivamente jogar e ajudar a seleção.
MARCEL RIZZO

Ele fez algo extraordinário e que deve ser levado em conta. Tem chances, mas lembremos que Richarlyson, Anthony e Raphinha já tiveram bons momentos. Na verdade, qualquer dupla de ataque formada pelos atuais selecionáveis será a pior de todas as Copas. É só lembrar de Muller e Careca, Romário e Bebeto, Ronaldo e Ronaldinho.... Estão abaixo de nomes menos badalados como Luis Fabiano (2010) e Fred (2014).
MENON

Não só pelo que fez no Bernabéu, mas pelo que tem evoluído no Real nos últimos tempos. Inclusive, a formação com Vini Jr., Neymar (de falso 9) e Rodrygo precisa ser considerada por Tite. Seria a união de experiência (Neymar) e de muita vitalidade (Vinicius e Rodrygo).
MILTON NEVES

Merece, desde que se mantenha perto desse nível até a data da convocação.
PERRONE

Rodrygo não merece ir pela Copa pelo que fez na semifinal da Liga dos Campeões. Afinal, um jogo (por maior que seja) não serve como avaliação de nada. Lembram que Lucas Moura também decidiu uma semi de Champions recentemente? Mas o garoto é sim uma opção que Tite deve analisar por conta do que vem fazendo no torneio continental como um todo. Convocá-lo ou não depende de uma comparação entre ele e os outros nomes da posição (Antony e Raphinha, principalmente). Minha avaliação é que Tite pode convocar Rodrygo, mas não tem uma espécie de obrigação de fazê-lo.
RAFAEL REIS

Merece não somente pelo que fez no último jogo, mas pelo belo futebol que joga e pela juventude e o talento que entregaria à seleção sem graça de Tite. Ele, Vinicius Jr., Antony, Rafinha é Matheus Cunha podem ser a salvação da panela velha do professor Adenor.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, mas não só pelo desempenho nessa semifinal contra o Chelsea. Ele tem se mostrado um jogador importante, decisivo, com gols e assistências, e muita maturidade. Além da qualidade no drible, é um bom finalizador e tem frieza para um garoto de 21 anos. E pela seleção também fez boas atuações. Merece ir para a Copa do Mundo, sim.
RODOLFO RODRIGUES

Não exatamente pelo jogo, mas por ter se mostrado mais regular recentemente, principalmente se as 26 vagas para cada seleção forem confirmadas pela FIFA.
RODRIGO COUTINHO

Sim, na 'minha lista' de 23 jogadores, Rodrygo está. Também pelo que fez no Barnabéu. Copa não é um campeonato de pontozzzz corridozzz e regularidade, é um torneio de grandes jogos e merece ser disputado por atletas que não pipocam, que crescem na pressão e que podem fazer a diferença em caso de necessidade.
VITOR GUEDES