O que o seu time precisa fazer para se classificar na Sul-Americana
Os sete representantes brasileiros já têm caminhos muito diversos na fase de grupos da Copa Sul-Americana. A duas rodadas para o fim, o UOL Esporte faz as contas do que cada clube brasileiro precisa fazer para avançar de fase na competição.
O único já eliminado da turma é o Cuiabá, que perdeu três dos quatro jogos que fez no grupo B e agora só cumpre tabela nas rodadas finais. Atlético-GO, Ceará, Fluminense, Internacional, Santos, São Paulo seguem vivos no torneio.
Grupo C: Santos renasce e fará final antecipada
A vitória dramática sobre a Universidad Católica (EQU) deu novo ânimo ao clube brasileiro: agora, o Santos tem sete pontos, um atrás do líder Unión la Calera, que derrotou o Banfield. No próximo dia 18, pela 5ª rodada, a equipe de Fabián Bustos faz uma espécie de "final" contra o time chileno na Vila Belmiro e, se vencer, está praticamente garantida na próxima fase. Uma derrota, no entanto, põe tudo a perder.
Grupo D: São Paulo tranquilão
Apesar do empate sem gols contra o Everton, a equipe de Rogério Ceni está consideravelmente tranquila na busca pela classificação. O time pode até perder (em casa) para o Jorge Wilstermann que avança de fase antecipadamente — caso Ayacucho e Everton empatem. Em hipótese de vitória dentro do Morumbi, o São Paulo se garante, matematicamente, como líder — e único classificado — da chave.
Grupo E: Inter tem vantagem dos jogos em casa
O tropeço no Paraguai ontem (5) manteve a chave equilibrada: o Inter está empatado com o Guaireña (PAR) em pontos e saldo (seis; +1), mas marcou um gol a menos e por isso está atrás. Depois vêm Independiente Medellín (COL) e 9 de Octubre (EQU) com quatro pontos. São estes dois os adversários do Colorado em Porto Alegre nas rodadas finais, e duas vitórias devem bastar porque o time paraguaio joga duas fora de casa.
Grupo F: Atlético-GO rivaliza com a LDU
O Dragão é outro que depende apenas de si para chegar à próxima fase: tem os mesmos nove pontos da LDU, mas está à frente no saldo (três a mais) e por isso precisa de quatro pontos nas duas últimas rodadas. Se vencer o já eliminado Antofagasta (CHI) no dia 17, um empate na casa da LDU basta, no dia 24; se empatar o primeiro jogo, aí só a vitória interessa no Equador. A situação pode ficar ainda melhor se a equipe equatoriana tropeçar no Defensa y Justicia (ARG).
Grupo G: Ceará pode ter final contra argentinos
A campanha é irretocável até aqui, mas não há nada garantido. O Ceará é líder com 12 pontos, três à frente do Independiente (ARG), e mesmo assim pode ter decisão contra os argentinos fora de casa. O melhor cenário seria vencer bem o frágil General Caballero (PAR) em casa, no dia 17, se possível com vários gols de diferença, para poder administrar até uma derrota simples na Argentina. Pode até avançar de forma antecipada se por acaso o Independiente tropeçar no La Guaira (VEN).
Grupo H: Fluminense tem grupo aberto
Três times ainda estão vivos pela única vaga. O Unión (ARG) lidera com oito pontos e é o único que depende apenas de si, mas tem dois jogos diretos contra Fluminense e Junior Barranquilla (sete pontos cada). No dia 19 o Tricolor das Laranjeiras visita os argentinos com a obrigação de pontuar para evitar a eliminação, depois teria que vencer o Oriente Petrolero (BOL) fora de casa para ter alguma chance. Situação difícil.
Critérios de desempate
O regulamento da Sul-Americana prevê três critérios de desempate em caso de igualdade de pontos entre os times na fase de grupos. O primeiro é o saldo de gols, depois gols marcados e, por fim, os gols marcados fora de casa. Se a igualdade persistir, o time beneficiado é aquele com melhor posição no ranking de clubes da Conmebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.