Liverpool empata com Tottenham e assume a liderança no saldo de gols
O Liverpool empatou com o Tottenham hoje (7), em casa, pela 36ª rodada da Premier League. O resultado coloca os Reds na liderança, com os mesmos 83 pontos do Manchester City, mas com vantagem no saldo de gols, mas em posição não muito confortável. A verdade é que o resultado atrapalha os dois clubes em suas respectivas caminhadas na Premier League. Son, para o Tottenham e Díaz, para o Liverpool, anotaram os gols da partida - ambos no segundo tempo.
A vitória deixaria o Liverpool com 85 pontos e daria uma liderança, ainda que provisória, isolada para os donos da casa. Os citizens entram em campo amanhã diante do Newcastle e, mesmo em caso de empate, retomam a liderança. Caso vençam, ganham mais dois pontos de folga em relação à rodada passada.
O Tottenham alcançou os 62 pontos e se manteve na quinta colocação —um ponto distante do G4 e do arquirrival Arsenal, que tem uma partida a mais para cumprir.
O próximo jogo do Liverpool será na terça (10) diante do Aston Villa, fora de casa, às 16h. Já o Tottenham recebe o Arsenal, na quinta (12), às 15h45.
Quem foi bem: Son e Díaz
Os dois responsáveis por anotar os gols da partida foram os melhores do setor ofensivo de cada time. O coreano do Tottenham sempre ofereceu uma boa válvula de escape e incomodou os afintriões. O colombiano do Liverpool foi quem mais buscou o gol pelos donos da casa e foi premiado ao marcar e conseguir o empate.
Quem foi mal: Mohamed Salah
O egípcio, artilheiro e também jogador com mais assistências na Premier League, teve partida apagada. Não conseguiu ajudar nas construções ofensivas, finalizou apenas duas vezes, sem acertar o gol.
20 gols e nenhum de pênalti
Son marcou seu 20º gol na Premier League com um detalhe interessante. Nenhum dos gols anotados pelo coreano foi de pênalti — Kane é o batedor oficial do Tottenham. Apenas Gareth Bale tinha conseguido alcançar essa marca pelo clube na Premier League.
Invicto em casa
O Liverpool ainda não sabe o que é perder em seus domínios no campeonato. Nesta Premier League, são 18 partidas com 14 vitórias e quatro empates.
Pedra no sapato dos líderes
O Tottenham não foi adversário fácil para Liverpool e City, clubes que disputam o título ponto a ponto. Foram sete pontos anotados em doze possíveis. Diante dos Citizens, venceu as duas partidas pela Premier League. O empate diante do Liverpool - perdeu no primeiro turno -, impediu a equipe vermelha de assumir a dianteira isolada do torneio.
'Super Conte'
O treinador italiano assumiu o Tottenham no dia 2 de novembro, após o clube demitir Nuno Espírito Santo, que tinha acabado de perder para o Manchester United por 3 a 0. Na ocasião, o Tottenham ocupava a 9ª posição com 15 pontos (5 vitórias e 5 derrotas) em 10 rodadas.
Pela Premier League, o Conte liderou uma recuperação incrível para a equipe lodrina. Desde que assumiu, foram 14 vitórias, cinco empates e seis derrotas. A equipe saiu do meio de tabela para brigar por vaga nas competições europeias.
Crônica
O jogo começou aberto e com o Tottenham levando mais perigo. Alisson precisou fazer duas boas defesas em chegadas de Kane, Son e em chute de Kulusevski. O Liverpool tinha dificuldades em criar chances - mesmo com mais posse de bola. Os donos da casa buscaram outras alternativas para incomodar: van Dijk teve chance de cabeça e Alexander-Arnold finalizou de fora da área. Foi o zagueiro holandês quem levou mais perigo ao adversário: completou cruzamento de cabeça e viu a bola explodir no travessão.
A bola na trave aumentou a intensidade do jogo. Luís Diaz finalizou de fora da área e obrigou Lloris a fazer boa defesa. Na sequência, Hojbjerg apareceu no ataque do Tottenham para finalizar, também de fora da área, na trave. Contudo, a primeira etapa terminou com o placar marcando 0 a 0.
Na segunda etapa, o roteiro do primeiro tempo se repetiu, pelo menos no início. O Liverpool tinha mais a bola e pressionava, mas tinha dificuldades em articular jogadas no ataque - resultando em finalizações a média distância e cruzamentos. O Tottenham seguia apostando no contra-ataque para incomodar. Curiosamente, foi numa jogada construída com bons passes que o time londrino abriu o placar.
Kane recebeu lançamento e achou Sessegnon na área que cruzou rasteiro para o meio da área e Son apenas empurrou a bola para dentro do gol. Após a desvantagem, Klopp tirou um volante (Henderson) para colocar um atacante (Diogo Jota) e foi com tudo para o ataque. O movimento deixou o jogo ainda mais aberto, com os times com espaço para atuar na transição. Ainda sim, o Liverpool tinha dificuldades em criar chances de perigo e sempre via suas finalizações acabarem bloqueadas. O gol de empate do Liverpool aconteceu justamente em um lance que aconteceu diversas vezes. Luís Diaz recebeu na entrada da área, clareou o lance e finalizou. A bola acertou em Betancur, mas dessa vez encontrou o fundo das redes de Lloris.
Os minutos finais foram intensos com as duas equipes buscando o gol. Apesar dos 'sufocos' de parte a parte, a partida acabou mesmo no empate.
FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 1 X 1 TOTTENHAM
Motivo: Campeonato Inglês
Estádio: Anfield, em Liverpool, Inglaterra
Data: 07/05/2022
Horário: 15H45 (De Brasília)
Árbitro: Michael Oliver
Auxiliares: Stuart Burt e Simon Bennett
VAR: Darren England
Cartões Amarelos: Ben Davies, Sessegnon (TOT); Tsimikas, Fabinho (LIV).
Gols: Son, aos 11 minutos do segundo tempo; Luis Díaz, aos 29 minutos do segundo tempo.
LIVERPOOL - Alisson; Trent Alexander-Arnold, Konaté, van Dijk, Robertson (Tsimikas); Fabinho (Keita), Thiago Alcântara, Henderson (Diogo Jota); Luis Díaz, Salah, Mané. Técnico: Jurgen Klopp
TOTTENHAM - Lloris; Romero, Dier, Davies; Sessegnon (Sánchez), Hojbjerg, Betancur, Emerson; Son, Kulusevski (Harry Winks), Kane. Técnico: Antonio Conte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.