Goiás se segura com um a menos e vence clássico contra o Atlético-GO
O Goiás foi até o estádio Antônio Accioly e, hoje (8), arrancou a vitória por 1 a 0, diante do Atlético-GO, pela quinta rodada do Brasileirão. A equipe visitante jogou boa parte da partida com um jogador a menos — Henrique Lordelo foi expulso aos 25 minutos do primeiro tempo. O gol foi marcado por Élvis, aos 40 segundos de jogo.
O resultado positivo tirou momentaneamente o Goiás da zona de rebaixamento. Foi a primeira vitória esmeraldina no campeonato. O time comandado por Jair Ventura ocupa agora a 16ª posição, com cinco pontos. O Atlético-GO conheceu sua segunda derrota na competição e está no Z4, com três pontos. O Dragão segue sem vencer na Série A.
O próximo jogo do Goiás será diante do Santos, domingo (15), às 19h, em casa. O Atlético-GO joga diante do Cuiabá, pela Copa do Brasil, na quarta (11), às 22h (de Brasília), na Arena Pantanal.
Quem foi bem: Tadeu
Capitão do Goiás, Tadeu respondeu bem todas as vezes que foi acionado. O goleiro fez boas defesas para não ser vazado na partida, principalmente após o Goiás perder um jogador expulso. Também passou instruções para seus companheiros, orientando sempre que possível.
Quem foi mal: Henrique Lordelo
O volante do Goiás ficou apenas 25 minutos em campo. Após duas faltas bobas, foi advertido com o cartão amarelo duas vezes e foi expulso do jogo.
Desempenho do Atlético-GO
O Dragão jogou com um a mais em boa parte do jogo, mas não conseguiu transformar em gols seu domínio. O goleiro Tadeu fez boas intervenções, mas faltou criatividade para equipe da casa. A jogada, que mais se repetiu, foi a bola alçada na área. As tentativas pelo chão, quase sempre saiam sem direção.
Desempenho do Goiás
O time visitante saiu na frente e apostou no contra-ataque. Depois de perder o volante Henrique Lordelo, abraçou ainda mais a postura defensiva. Apesar de algumas chegadas no contra-ataque, o Esmeraldino pouco assustou ao longo do jogo e escolheu se segurar.
Gol relâmpago
O jogo mal havia iniciado e Goiás já abriu o placar. Após uma cobrança de lateral, aos 40 segundos, a bola chegou até Elvis, na entrada da área. O jogador do Goiás bateu firme e colocou no cantinho do goleiro adversário, abrindo o placar do jogo.
Atlético-GO busca o jogo
Jogando nos seus domínios, o Dragão foi para cima em busca da igualdade. Nos primeiros 20 minutos, tinha cinco finalizações contra uma do adversário. Jorginho e Shaylon eram as principais referências do rubro-negro goiano na partida. Contudo, nenhuma das finalizações levou perigo ao gol de Tadeu
Mandou mal
Em apenas 25 minutos, Henrique Lordelo conseguiu ser expulso da partida, após tomar o segundo amarelo. Na primeira falta, aos 14 minutos, foi advertido por matar o contra-ataque adversário. No minuto 25, fez falta dura em Jorginho e levou a segunda punição.
Alteração no Dragão e contra-ataque do Goiás
Por ter um jogador a mais, o técnico Umberto Louzer tirou um volante (Baralhas) e colocou um atacante (Luiz Fernando). O movimento deixou os donos da casa muito ofensivos e, ainda no primeiro tempo, o time incomodou. Luiz Fernando teve boa chance, mas não conseguiu direcionar a cabeçada.
O Goiás se fechou e apostou na transição rápida no contra-ataque. Dadá Belmonte perdeu excelente chance frente a frente com o goleiro.
Brilho de Tadeu na pressão rubro-negra
Com um jogador a mais, o Atlético-GO passou a ter mais presença no campo ofensivo. Wellington Rato, duas vezes, e Jorginho obrigaram o goleiro esmeraldino fazer boas defesas. O Goiás seguia apostando no contra-ataque e Apodi perdeu boa chance numa situação de três contra um.
Reinício morno
Os dez primeiros minutos do segundo tempo foram parecidos com a etapa inicial. O Dragão seguiu pressionando, mas sem sucesso. Wellington Rato e Churín desperdiçaram chances. Com a dificuldade em furar o bloqueio adversário, os donos da casa abusavam da bola aérea.
Goiás se defende bem e Atlético-GO "empaca"
Com um a menos, a equipe esmeraldina 'estacionou o ônibus'. Defendendo quase sempre com todos os jogadores atrás da linha da bola, o Goiás foi se acomodando na partida e o Atlético-GO não conseguia mais criar chances perigosas para incomodar Tadeu.
Donos da casa vão para "tudo ou nada"
Com o tempo passando e sem conseguir buscar o gol de empate, o Dragão voltou a ocupar o campo ofensivo. Contudo, as chances surgiam apenas em chutes de fora da área e em cruzamentos na área. Marlon Freitas tentou completar bola alçada na área, mas finalizou para muito longe do gol. Churín, de cabeça, desperdiçou duas chances sem muito perigo.
FICHA TÉCNICA:
Motivo: Campeonato Brasileiro - 5ª rodada
Data e hora: 08 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)
Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ/Fifa)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Léo Pereira e Jorginho (ACG); Henrique Lordelo, Caetano e Danilo Barcelos (GOI)
Cartão vermelho: Henrique Lordelo (GOI)
Gol: Élvis (GOI), do Goiás, aos 40 segundos do primeiro tempo
ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Hayner (Edson Fernando), Wanderson, Ramon Menezes, Arthur Henrique (Churín); Baralhas (Luiz Fernando), Marlon Freitas, Joginho; Shaylon, Wellington Rato (Airton), Léo Pereira (Jefferson). Técnico: Umberto Louzer
GOIÁS: Tadeu; Sidimar, Caetano, Reynaldo; Apodi (Maguinho), Henrique Lordelo, Diego (Fellipe Bastos), Elvis (Matheus Sales), Danilo Barcelos; Dadá Belmonte (Auremir), Pedro Raul (Nicolas). Técnico: Jair Ventura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.