Leoa e corneteira, mãe ajuda Gabigol a gerir carreira e evita polêmicas
Estrela do Flamengo, Gabigol tem diversos compromissos naturais à profissão, ainda mais no apertado calendário do futebol brasileiro. A atribulada agenda de boleiro não impede que o artilheiro pense em ações fora de campo. Ele tem uma série de produtos licenciados e já lançou até músicas como o rapper Lil Gabi. Para administrar tudo isso, o jogador conta com a ajuda decisiva da mãe —e empresária— Lindalva.
Lindalva Barbosa sempre esteve ao lado de Gabriel. Ela e o marido, Valdemir, acompanhavam o menino a cada treino na base do Santos e marcavam presença em todos os jogos. Quando Gabriel virou Gabigol, eles se viram na necessidade de participar também da gestão da carreira dele.
Gabi teve Wagner Ribeiro (que trabalou com Kaká, Robinho, entre outros) como empresário e hoje é agenciado por Junior Pedroso (4ComM). Além de contar com um time de assessores. Mesmo assim, Lindalva e Valdemir se envolvem diretamente nas decisões do filho.
No Santos, Lindalva era mais atuante que Valdemir nas reuniões com a diretoria. Atualmente, vê o marido mais ativo em relação ao futebol e ajuda mais em questões de publicidade de Gabigol e também da filha Dhiovanna Barbosa, a Dhiô, que se tornou uma influenciadora de sucesso.
Conheço muito bem a dona Lindalva. Ela defende o Gabriel com unhas e dentes. Mãe zelosa e que durante a carreira do filho sempre o acompanhou. É uma leoa. Sei bem pois trouxe o Gabriel para o Santos aos 10 anos, depois conseguimos trazê-lo de volta por empréstimo em 2018."
José Carlos Peres, ex-presidente do Santos, ao UOL Esporte.
"Sim [ela age como uma empresária]. Fala muito mais que o Valdemir. Discute em bom tom todas as questões colocadas na mesa. Está sempre à altura e assistia a todos os jogos, gritava alto. Mãe de fato e de direito, sempre na defesa do filho e bem corneteira (risos)", completou Peres.
No Santos, Gabigol deixava tudo nas mãos dos pais e empresários. Hoje, aos 25 anos, tem voz mais ativa e conversa diretamente com seu agente sobre o Flamengo, seleção brasileira e seu futuro. Dessa forma, a mãe Lindalva e o pai Valdemir atuam menos como agentes e mais como gestores de negócios. A maior preocupação ocorreu durante as passagens frustrantes do jogador na Internazionale (INT) e Benfica (POR). Hoje, eles veem o atleta no seu auge, tanto profissional como emocionalmente.
Lil Gabi lançará novas músicas em breve. Em sua loja oficial, há diversos produtos: são quase 100 opções que variam entre camisas e bonecos a pomadas de cabelo e sunga. Há também a ideia de um livro num futuro próximo.
"Hoje o Valdemir participa mais das negociações, mas a Lindalva está sempre antenada. Ela participa muito das questões de imagem e contratos de publicidade do Gabriel. Ela sempre foi muito presente. É uma verdadeira guerreira", falou Junior Pedroso, empresário do Gabigol.
Sem polêmicas
Lindalva Barbosa tem perfil verificado no Instagram, com 46 mil seguidores, mas tem utilizado cada vez menos as redes sociais. Assim como instrui o filho a evitar problemas, ela se controla para não responder críticas a Gabigol.
Mãe coruja, Lindalva tem dificuldade para ignorar ofensas e, por isso, faz publicações com cada vez menos frequência. O último post foi em 15 de abril, no aniversário do marido Valdemir. Em 7 de fevereiro, abriu exceção para lamentar um caso de racismo contra o filho. Em 27 de janeiro, Lindalva comemorou a presença do atacante na seleção brasileira.
Lindalva sempre tratou de evitar polêmicas, mas se tornou ainda mais discreta depois de um episódio em outubro de 2021, quando o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil para o Athletico no Maracanã.
A mãe de Gabi perdeu a paciência com um grupo de torcedores e trocou ofensas na saída do estádio. Lindalva ouviu que "a vida de Gabigol seria um inferno". E respondeu em meio a palavrões.
"Eu não tenho medo de vocês. Eu nasci e me criei na favela", disse Lindalva. O vídeo viralizou e foi publicado nos mais diversos veículos de comunicação, extrapolando o futebol.
Gabriel saiu em defesa da família e, desde então, Lindalva frequenta o Maracanã quando possível, porém, se resguarda nas redes sociais e evita expor o filho.
"Isso é o futebol, e sei que no Flamengo temos de vencer e queremos vencer sempre, sempre com respeito e dedicação à instituição que defendemos. Mas jamais aceitarei agressões, falta de respeito e xingamentos, principalmente aos meus familiares, que tanto se dedicaram para que eu pudesse estar aqui hoje (...). Minha vida é o futebol, minha família e a eles protegerei sempre! Estão sempre nos jogos torcendo, incentivando e cuidando de mim. Não vou tolerar, em hipótese alguma, que eles sejam alvo de agressão, de ofensas e xingamentos", falou Gabigol, à época.
Vida em Santos
Lindalva vai ao Rio de Janeiro com frequência, mas mora em Santos, cidade pela qual se apaixonou ao acompanhar o crescimento do filho. Quando necessário, ela embarca para o Rio ou sobe a serra para reuniões em São Paulo.
Santista de coração assim como o filho, Lindalva ficou chateada com o tratamento de alguns torcedores na Vila Belmiro na vitória do Flamengo por 4 a 0, em agosto de 2021. Com o estádio ainda sem público por causa da covid-19, os gritos de convidados da diretoria sobre a "ingratidão" de Gabigol foram ouvidos em campo. E o centroavante respondeu com três gols e provocações.
A família ama o clube Santos e a cidade de Santos, mas sabe que Gabigol é feliz no Flamengo, com o qual o contrato vai até dezembro de 2024. Lindalva também está ciente que o fim da carreira pode ser no Peixe. Mas essa seria uma conversa para um futuro distante. O próximo passo mais provável é voltar à Europa. Em janeiro, o West Ham (ING) tentou. Outras sondagens ocorreram nas últimas semanas.
"Não vamos voltar a todo custo, tem que ser um projeto muito bom para o Gabriel. Ele tem que ir para algo acima dele. Não vai ser por qualquer coisa. O projeto de hoje é muito bom", diz o empresário Junior Pedroso.
Mãe e empresária, Lindalva aguarda os próximos passos de Gabriel. Coruja e corneteira como sempre, mas decidida a nunca mais aparecer nas páginas de fofocas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.