Topo

Copa do Brasil - 2022

Sob pressão, Fla pega o Altos fora do Rio em meio à polêmica do 'Off Rio'

Paulo Sousa, técnico do Flamengo, observa movimentação dos jogadores em treino no CT Ninho do Urubu - Gilvan de Souza / Flamengo
Paulo Sousa, técnico do Flamengo, observa movimentação dos jogadores em treino no CT Ninho do Urubu Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/05/2022 04h00

O Flamengo encara o Altos-PI, hoje (11), pela Copa do Brasil, quase que com a obrigação de vencer para mudar o cenário. A partida acontece no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), em meio a um debate envolvendo, justamente, os sócios de fora do Rio de Janeiro, os chamados 'Off Rio'. O duelo será às 19h30.

No primeiro encontro entre as equipes, no Albertão, em Teresina, vitória rubro-negra por 2 a 1, de virada. Assim, o time da Gávea entra em campo logo mais em vantagem na luta por uma vaga nas oitavas — precisa apenas do empate para avançar.

Com o Fla em má fase, o técnico Paulo Sousa tem sido alvo de críticas da torcida, que aumentaram o tom depois de Jorge Jesus, em entrevista a Renato Maurício Prado, colunista do UOL Esporte, expor o desejo de retornar ao clube carioca. A derrota para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (8), elevou a pressão.

Enquanto isso, comissão técnica e elenco buscam soluções para engrenar na temporada e a suposta fragilidade do Altos, que atualmente disputa a Série C, faz com que o triunfo seja o único resultado aceitável para os rubro-negros.

"Tudo fizemos para sairmos vencedores. Temos de continuar mantendo o índice ofensivo como hoje [domingo], mas mais efetivos para conseguir as vitórias. Temos de melhorar nossa organização defensiva, porque nossas transições são bastante boas. Sempre que baixamos o bloco, temos que ser ainda mais consistentes", disse o treinador português.

Com o Maracanã fechado por conta do plantio da grama de inverno, o Flamengo vai mandar a partida no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A partida acontece longe da Cidade Maravilhosa em um momento de acalorado debate sobre o tema.

Em reunião realizada na noite da última segunda-feira (9), o Conselho Deliberativo aprovou uma proposta de emenda ao estatuto no que diz respeito justamente aos sócios de fora do Rio, e que acabou limitando a participação destes no clube, gerando polêmica.

Sede social do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro - Divulgação/Flamengo - Divulgação/Flamengo
Imagem: Divulgação/Flamengo

De acordo com o texto admitido, "o associado Contribuinte Off Rio é aquele que reside fora da região metropolitana do Rio de Janeiro e a pelo menos 100 quilômetros de distância dos limites da cidade do Rio de Janeiro". Além disso, "o valor da sua contribuição mensal não poderá ser inferior a 75% do valor da contribuição mensal do associado Contribuinte, sendo-lhe assegurado todos os direitos e deveres previstos" e "o quadro de Associado Contribuinte Off Rio fica limitado a 20% da totalidade dos associados contribuintes, não podendo exceder ao número de mil (1000) associados."

A medida acarretou muita contestação, de forma quase que imediata, de boa parte da torcida, com duras críticas à atual gestão, e esquentou os bastidores entre os grupos políticos. A Raça Rubro-Negra, uma das principais organizadas do Fla, inclusive, emitiu nota oficial sobre o assunto

"Com a anuência do Presidente do Clube, Rodolfo Landim, sua base de apoio e, inclusive, oposição, os que se acham donos do Flamengo, junto a todos que com eles compactuaram, mostraram quem de fato são e para quem governam: uma minoria que não representa a nação Rubro-Negra. Presidente, vice-presidentes, diretores e conselheiros, omissos ou anuentes, com esse ato, se mostraram indiferentes para com os anseios da Nação — que, diga-se de passagem, só é lembrada pelos moradores do Leblon quando é conveniente. Publicamente, tem-se orgulho da torcida. Nos bastidores, as máscaras caem", informou trecho do texto publicado.

Segundo o UOL Esporte apurou, a aprovação da emenda dividiu opiniões internamente. Há alas até mesmo ligada ao grupo do presidente Rodolfo Landim que acharam que houve um desgaste desnecessário neste momento. Por outro lado, integrantes da oposição, agora, buscam intensificar ainda mais as conversas e propostas sobre uma abertura maior do clube.

Assine o Amazon Prime Video para assistir a Flamengo x Altos pela Copa do Brasil 2022

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x ALTOS
Competição
: Copa do Brasil - Jogo de volta da terceira fase
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Dia: 11 de maio de 2022 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)

FLAMENGO: Hugo Souza; Rodinei, Pablo (David Luiz), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Igor Jesus); Daniel Cabral, Diego (Arrascaeta); Marinho, Lázaro e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

ALTOS: Marcelo; Júlio Ferrari, Fábio Aguiar, Lucas Souza e Dieyson; Sousa Tibiri, Marconi e Diego Viana; Eliélton, Betinho e Manoel. Técnico: Francisco Diá