Topo

Tite manda recado sobre briga franca por vagas: "Vocês têm que disputar"

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 11h41

Minutos após a convocação da seleção brasileira, na manhã de hoje (11), Tite avisou reafirmou que pretende usar as três vagas adicionais na lista para os setores do meio-campo e do ataque, mas não quer que os jogadores que disputam estas vagas contem com isso.

"A ideia inicial é que não haja um quarto goleiro, que estes três jogadores a mais sejam de outros setores. Onde vai ser? Preferencialmente no processo criativo e ofensivo. Não quer dizer que vai ser assim, mas a possibilidade maior é esta", reforça Tite sobre a lista de 26 jogadores para a Copa do Mundo no Qatar -não 23, como seria normalmente.

A lista para o Mundial parece bem encaminhada entre os goleiros, zagueiros e meias de criação, mas há disputa aberta entre laterais esquerdos (Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles para duas vagas) e principalmente no ataque. Mesmo entre os volantes, Tite dá a entender que nem mesmo Bruno Guimarães está garantido na Copa.

"O Bruno Guimarães está aberto. Ninguém vai esconder aqui: vocês têm que disputar. É uma mensagem a todos. O Bruno Guimarães disputa com todos os outros segundo meio-campistas, então estejam em sua melhor condição. Falo de todos os planos: físico, técnico, tático, emocional, privado. Todos concorrem", avisa. Os "segundo meio-campistas" a que ele se refere são provavelmente Arthur, Douglas Luiz, Gerson e Fred, ainda que este último e Guimarães estejam bem à frente dos demais.

Nesta briga por posição no meio-campo, Danilo foi chamado por Tite pela primeira vez. Deste modo, a seleção brasileira terá três primeiros volantes nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 2 e 6 de junho, pois Casemiro e Fabinho estão mantidos. Ao justificar a convocação do palmeirense, o treinador reforçou que a CBF segue monitorando um "rol de atletas importantes, de 50 atletas ou mais, sempre com expectativa e atenção a novos atletas surgindo".

"Prepare-se e esteja em sua melhor condição, porque o tempo está ficando cada vez menor para esta definição lá no final. É uma mensagem, é um recado? É", completou Tite hoje, em outra resposta.

Os dois amistosos na Ásia são o penúltimo passo da seleção brasileira antes da Copa do Mundo. Há ainda uma outra data-Fifa em setembro, depois disso Tite já convoca para o Mundial no Qatar, que começa em 21 de novembro.