Sem Danilo, Abel vai romper dogmas para montar Palmeiras: veja opções
Convocado para a seleção brasileira, ontem (11), o volante Danilo pode desfalcar o Palmeiras por até quatro jogos no Brasileirão: Santos (dia 29), Atlético-MG (5/06), Botafogo (9/06) e Coritiba (12/06). Para tentar diminuir o problema, já que o jogador terá de se apresentar no dia 26, o Palmeiras pediu à CBF que altere a data do clássico com o Peixe, mas ainda não teve resposta.
O pedido não é mero preciosismo. O Alviverde já tinha um problema no elenco por ter apenas Danilo, exceto pelos atletas recém-promovidos da base, como opção nativa para a cabeça da área, a posição conhecida como "5" ou primeiro volante. Problema surgido por conta da grave lesão de ligamento cruzado no joelho direito de Jailson, que o tirou do restante da temporada. Com a convocação de Danilo, o problema só cresceu.
Após a vitória sobre a Juazeirense-BA, que levou o Alviverde às oitavas da Copa do Brasil, Abel Ferreira falou sobre a ausência do volante no clube fora das datas Fifa. E, como um lembrete, deixou claro à CBF que está sendo colaborativo ao liberar o volante, além do goleiro Weverton. Como se cobrasse um favor.
Diferentemente do que já fez no passado, porém, o treinador não se revoltou. O tempo vai passando, e parece que Abel vai "amolecendo" e se conformando com algumas características negativas do futebol brasileiro. Não deixa de demarcar sua insatisfação, mas já não discursa enfurecido, como fez no passado.
Mas como montar o time? As opções que restam a Abel agora vão exigir dele uma certa flexibilidade em relação a alguns de seus dogmas.
Atuesta atua mais como "8"
As características do colombiano são de um segundo volante, o camisa 8. Mas ele pode aparecer pelo setor. O ponto é que mesmo na posição que considera sua preferida, Atuesta não vem bem. Difícil imaginar que teria sucesso imediato, ou mesmo tardio, improvisado como primeiro volante.
Gabriel Menino perdeu espaço, mas conhece o setor
O atleta de 21 anos já jogou como cabeça de área no sub-20. O problema é o futebol há tempos pouco convincente do camisa 25. Menino foi peça fundamental de Abel em 2020, mas entre lesões, convocações e atuações apenas razoáveis, foi perdendo espaço com o técnico, que nunca o escalou como primeiro volante.
Recuar Zé Rafael aparece como hipótese
Quando fazia dupla com Patrick de Paula na ausência de Danilo, Zé Rafael por vezes ficava mais recuado que o agora jogador do Botafogo. É uma opção que pode ser interessante por um lado, embora tire de Abel, na posição ideal, o jogador que é um dos seus pilares.
Garotos da base também são candidatos
Abel tem andado um tanto reticente com os garotos recém-promovidos da base como um todo. E isso inclui Pedro Bicalho e Fabinho, campeões da Copa São Paulo em janeiro. Mas os dois são especialistas da função e podem resolver o problema mais rapidamente na questão tática, por não terem de se adaptar ao papel em campo.
O problema, no entanto, pode estar na adaptação psicológica relativa ao fato de estarem jogando como titulares entre os profissionais, o que nem sempre é fácil para todos os jogadores.
Independentemente da escolha, o ponto é que nenhuma das soluções é Danilo. E isso já é suficientemente problemático para o Palmeiras e Abel Ferreira.
Veja mais sobre o tema e notícias do dia no UOL News Esporte:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.