Topo

Copa do Brasil - 2022

OPINIÃO

'Copa do Brasil começa agora'. Colunistas avaliam ausência de zebras

São Paulo e mais 13 times já garantiram classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo e mais 13 times já garantiram classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

13/05/2022 11h52

A Copa do Brasil já definiu, nesta semana, 14 dos 16 classificados para as oitavas de final. E nesses 14 confrontos, nenhuma zebra deu as caras. América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Santos e São Paulo levaram a melhor na terceira fase e avançaram.

Restam ainda dois confrontos: Brasiliense x Atlético-MG, sendo que o Galo venceu o jogo de ida no Mineirão por 3 a 0, e Red Bull Bragantino x Goiás —o time paulista fez 2 a 1 no primeiro duelo, fora de casa. Caso eles confirmem o favoritismo, as oitavas de final serão compostas por 14 times da Série A e dois grandes que disputam a Série B.

Diante dos resultados da terceira fase do torneio de mata-mata, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: a ausência de zebras na Copa do Brasil impressiona? Confira as respostas:

Talvez não impressione, mas decepciona, afinal é uma das belezas desse tipo de competição. E curioso porque os grandes chegaram cansados e poupando atletas, então a oportunidade para zebras até se apresentou, mas não foi aproveitada.
ALICIA KLEIN

Não. Premiação é ótima, há uma cultura forte de valorização do mata-mata e os times que vislumbram menos chances na regularidade dos pontos corridos investem na competição, mesmo rodando elencos contra times mais fracos.
ANDRÉ ROCHA

O futebol gosta de aprontar, mas tem vezes que ele fica com preguiça.
ANDREI KAMPFF

As zebras aconteceram em fases anteriores, com quedas de Inter, Grêmio e Vasco e por isso não tiveram fôlego para aparecer novamente na última fase disputada.
DANILO LAVIERI

Em dois jogos [por cada confronto] será sempre assim na Copa do Brasil.
JUCA KFOURI

Não impressiona porque ela é feita para evitar zebras. Na primeira fase, os visitantes jogam por empate, por exemplo. E, em dois jogos, é mais fácil o time forte de classificar. A Copa do Brasil deveria ser totalmente aleatória. O sorteio poderia indicar Palmeiras x São Paulo e Flamengo e Fluminense na primeira rodada. Juntamente com Portuguesa x Cianorte e Azuriz x XV de Piracicaba. Depois, novo sorteio. Ah, minha Copa do Brasil teria 256 clubes.
MENON

Acho que não impressiona. A concentração de renda e de poder, que acontece na sociedade e no futebol, tende a diminuir o aparecimento das zebras. A diferença de força entre ricos e pobres se acentua e é determinante nesses resultados. As zebras não acabarão porque o futebol é o mais imprevisível dos esportes, mas devem ser cada vez mais raras.
MILLY LACOMBE

Não impressiona, mas é lamentável. A graça da Copa do Brasil está na zebra, que é o oxigênio da bola. Mas pelo menos teremos belíssimos confrontos nas oitavas de final do torneio nacional.
MILTON NEVES

Não. Sou do tipo que ainda se impressiona com as zebras. Quando o favorito avança, acho natural.
PERRONE

Serão 14 times da Série A e apenas dois da Série B entre os 16 das oitavas. A diferença dos elencos dos times da Série A para as demais é muito grande. Muitos jogaram ainda essa 3ª Fase com times mistos/reservas. Não surpreende. A Copa do Brasil começa, de fato, agora.
RODOLFO RODRIGUES

Um pouco. É uma competição com histórico grande de surpresas, mas o que chamou a atenção foi o fato de até equipes de divisões menores terem poupado atletas em virtude do calendário. Certamente isso influenciou, além do fato de serem dois jogos, o que reduz o risco de zebras.
RODRIGO COUTINHO

Não, até por se tratar da terceira fase. Normalmente, a essa altura, as zebras que já deram o ar da graça, como o Globo e o Mirassol, já cavalgaram para fora da competição.
VITOR GUEDES